Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, as pessoas começam a atentar a este problema.

Num artigo publicado estar terça-feira, a Vice dá como exemplo o filme “Mundo Jurássico: Reino Caído”, estreado em 2018, cuja produção custou 300 milhões de dólares, mas que acabou por nunca corresponder às expectativas do público e das críticas.

O filme dirigido por Juan Antonio Bayona envolveu muito mais trabalho do que maior parte das pessoas possa imaginar. A sua preparação começou em 2015 e envolveu viagens pelos Estados Unidos, Barcelona, Peru e Equador. Foram feitas ainda gravações em Inglaterra e no Havai. Resumindo, foram feitas vários quilómetros de avião, emitindo quantidades inimagináveis de dióxido de carbono.

E o fenómeno estende-se também ao pequeno ecrã. De acordo com a British Academy Film Awards, uma hora de televisão produzida no Reino Unido produz 13 toneladas de dióxido de carbono. Nos EUA, o cinema e a televisão equivalem a 15 milhões de toneladas.

Além desta poluição “passiva”, por assim dizer, há outra ainda mais preocupante. Nomeadamente no filme “Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias”, de 2017, a equipa de produção alegadamente atirou lixo químico ao mar, potencialmente contaminando a água local. No entanto, este é apenas um exemplo de vários casos da indústria norte-americana do cinema.

“Uma única equipa de produção pode comprar milhões de dólares, se não dezenas de milhões, de produtos para um programa”, conta Emille O’Brien, fundadora da Earth Angel, um serviço de consultoria que pretender tornar as produções de Hollywood mais amigas do ambiente.

(dr) Earth Angel

“A indústria tem um problema com o lixo. Nós estamos a resolvê-lo”.

Todos os cenários são produzidos com impacto, pegada de carbono, muitos recursos humanos”, disse Zena Harris, fundadora do Green Spark Group, outra empresa consultora semelhante à Earth Angel. “Quando Hollywood anda por aí, eles têm a capacidade de falar com o público, de falar sobre o assunto. Mas você não pode falar sobre isso se não estiver a fazê-lo”, explicou.

O uso de madeira de Lauan nos cenários, por exemplo, facilita toda a logística de produção, mas tem um impacto enorme na natureza. Especialmente porque, segundo O’Brien, esta madeira é frequentemente recolhida de florestas tropicais e é “um grande fonte de desflorestação“.

A mudança da mentalidade na indústria de Hollywood poderia acontecer mais facilmente se o público o exigir. Contudo, O’Brien diz que é improvável isso verificar-se. “Ninguém vai escolher ver um filme só porque a sua produção foi feita de forma sustentável”, realçou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …