“Ameaça emergente”. Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet.

Segundo avança o Jornal de Notícias, por menos de mil euros é possível imprimir em casa uma arma de fogo letal, sem número de série e, portanto, impossível de ser identificada pela Polícia.

As armas são produzidas através de programas retirados da Internet, mas há quem construa, com recurso a uma impressora 3D, pistolas semiautomáticas capazes de disparar centenas de rajadas.

O alerta foi dado pela Europol, e a PSP confirma que está atenta ao que classifica como uma “ameaça emergente”. O mesmo tipo de ameaça que paira sobre granadas compradas, por menos de cinco euros por unidade, nos Balcãs.

De acordo com o JN, a primeira impressão de uma arma de fogo 3D aconteceu em 2013, mas os modelos iniciais, apesar da capacidade para disparar munição real, apresentavam defeitos. Em 2017, num teste feito com o apoio da PSP, a pistola rebentou ao terceiro disparo.

No entanto, a evolução tecnológica permitiu que um grupo de radicais apoiantes da livre posse de armamento – o Deterrence Dispensed – publicasse, online, projetos, instruções e vídeos a mostrar como se fabrica uma pistola semiautomática, capaz de disparar rajadas de munições com calibre de guerra. A FGC-9, iniciais de “fuck gun control 9 mm”, foi revelada em março deste ano.

Agora, a Europol alerta para a ameaça das armas 3D, e mostrou uma arma com peças produzidas numa impressora tridimensional, usada no atentado contra uma sinagoga alemã, em outubro de 2019, e três FCG-9 apreendidas na Finlândia, este ano. Segundo a Europol, estas armas 3D terão um custo entre os 1000 e os 3000 euros.

“É uma nova ameaça. A disseminação de modelos de impressão e programas na Internet tornou possível imprimir uma arma em casa, e isto vai-nos dar muitas dores de cabeça”, referiu o superintendente Pedro Moura ao JN.

O diretor do Departamento de Armas e Explosivos da PSP garante que, em Portugal, “ainda não foi identificada qualquer arma 3D”, o que não implica que a PSP não esteja vigilante relativamente a uma tendência que se alastra pela Europa.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …