Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

Jim Lo Scalzo / EPA

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova Iorque intimaram a Mazars USA – empresa de contabilidade que trata das suas contas e impostos – para entregar a folha com os dados pessoais e empresariais.

Segundo avançou o Guardian, citado pelo Expresso esta terça-feira, Michael Cohen, o antigo advogado de Donald Trump, caiu na teia da justiça depois de uma investigação federal sobre “hush money”, ou seja, pagamentos para calar alguém ou subornos para descomplicar a campanha presidencial.

Em meados de dezembro, Michael Cohen foi condenado a três anos de prisão por vários crimes – mentiu ao Congresso, financiamento ilegal da campanha de Donald Trump e evasão fiscal, por exemplo. Essa investigação foi terminada em julho, mas há pontas soltas, como o alegado pagamento a Stormy Daniels, a atriz porno que dizia ter tido um relacionamento de natureza sexual com o então candidato presidencial republicano.

Donald Trump negou a relação e declarou que os pagamentos foram de cariz pessoal e que nada tiveram a ver com a campanha. Mas um procurador de Nova Iorque, Cyrus Vance, abriu uma nova investigação, em agosto, para esclarecer essas pontas soltas, as manobras da Trump Organization e a origem dos pagamentos de Michael Cohen.

Aquela procuradoria de Manhattan quer saber se o pagamento a Stormy Daniels – cerca de 118 mil euros -, operação que terá sido conduzida por Michael Cohen, foi registado como uma despesa legal de campanha. Se aconteceu, viola a lei de Nova Iorque.

Os procuradores pedem o acesso às contas das empresas de Donald Trump desde 2011. A Mazars USA respondeu, em comunicado, garantindo que irá “cumprir com todas as obrigações legais”.

Se esta intimação obtiver sucesso, explicou o New York Times, é provável que essas informações nunca cheguem ao público, já que existem regras de sigilo que regem os grandes júris. Em caso de recurso à mesma declaração de impostos para uma acusação, o cenário muda de figura.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …