Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

Jim Lo Scalzo / EPA

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova Iorque intimaram a Mazars USA – empresa de contabilidade que trata das suas contas e impostos – para entregar a folha com os dados pessoais e empresariais.

Segundo avançou o Guardian, citado pelo Expresso esta terça-feira, Michael Cohen, o antigo advogado de Donald Trump, caiu na teia da justiça depois de uma investigação federal sobre “hush money”, ou seja, pagamentos para calar alguém ou subornos para descomplicar a campanha presidencial.

Em meados de dezembro, Michael Cohen foi condenado a três anos de prisão por vários crimes – mentiu ao Congresso, financiamento ilegal da campanha de Donald Trump e evasão fiscal, por exemplo. Essa investigação foi terminada em julho, mas há pontas soltas, como o alegado pagamento a Stormy Daniels, a atriz porno que dizia ter tido um relacionamento de natureza sexual com o então candidato presidencial republicano.

Donald Trump negou a relação e declarou que os pagamentos foram de cariz pessoal e que nada tiveram a ver com a campanha. Mas um procurador de Nova Iorque, Cyrus Vance, abriu uma nova investigação, em agosto, para esclarecer essas pontas soltas, as manobras da Trump Organization e a origem dos pagamentos de Michael Cohen.

Aquela procuradoria de Manhattan quer saber se o pagamento a Stormy Daniels – cerca de 118 mil euros -, operação que terá sido conduzida por Michael Cohen, foi registado como uma despesa legal de campanha. Se aconteceu, viola a lei de Nova Iorque.

Os procuradores pedem o acesso às contas das empresas de Donald Trump desde 2011. A Mazars USA respondeu, em comunicado, garantindo que irá “cumprir com todas as obrigações legais”.

Se esta intimação obtiver sucesso, explicou o New York Times, é provável que essas informações nunca cheguem ao público, já que existem regras de sigilo que regem os grandes júris. Em caso de recurso à mesma declaração de impostos para uma acusação, o cenário muda de figura.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …