Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

Mário Cruz / Lusa

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting.

Todos os membros do plenário do Conselho Superior do Ministério Público (MP) votaram a favor da aplicação de uma pena de 15 dias de multa à procuradora Cândida Vilar, responsável pela acusação do processo de Alcochete.

O relator do processo já tinha sugerido em julho a pena de dois mil euros — equivalente a meio salário —, mas a magistrada recorreu para o plenário, que votou, por unanimidade, pela manutenção da medida disciplinar de uma dureza rara no meio judicial.

Os magistrados são castigados pelos órgãos de disciplina por não despacharem processos, por comportamentos incorretos ou por absentismo excessivo.

Neste caso, Cândida Vilar foi castigada porque, de acordo com o semanário Expresso, escreveu na acusação de Alcochete que a investigação “não estava acabada” porque a Polícia Judiciária não tinha concluído as perícias ao telemóvel de André Geraldes, ex-team manager do Sporting, e que por isso o processo em relação a ele era arquivado, apesar das suspeitas de que poderia saber que o ataque estava a ser preparado.

O Conselho Superior do MP entende que Cândida Vilar tinha de ter extraído uma certidão para que Geraldes fosse investigado num processo à parte.

O dirigente é testemunha no processo e não pode ser acusado por qualquer envolvimento no ataque à Academia do Sporting, que provocou ferimentos em treinadores, jogadores e funcionários do clube. É arguido noutro processo, o Cashball, que investiga suspeitas de corrupção em jogos de futebol e andebol e cuja investigação dura há mais de um ano, ainda sem despacho de acusação ou arquivamento.

A magistrada, que está de baixa, vai recorrer para o Supremo Tribunal Administrativo. Se a pena disciplinar for confirmada, isso terá influência na classificação da procuradora e na progressão na carreira ou eventual candidatura a um cargo na estrutura do MP.

O início do julgamento do caso de Alcochete está marcado para 18 de novembro, no Tribunal do Monsanto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …