Procurador militar para casos de assédio suspenso por ataque sexual

SpeakerBoehner / Flickr

-

O principal procurador do exército dos EUA para os casos de assédio sexual foi suspenso por alegações de ter apalpado uma advogada que trabalha consigo e tentado beijá-la, informaram hoje fontes militares.

Esta suspensão representa o mais recente embaraço para os militares norte-americanos, que se confrontam com uma série de ataques sexuais, o que já motivou vários apelos a mudanças radicais no seu sistema de justiça.

As alegações foram noticiadas em primeiro lugar pelo jornal Stars and Stripes e confirmadas à agência noticiosa AFP por dirigentes militares, que falaram sob anonimato.

As alegações envolvem o tenente-coronel Joseph Morse, que dirige o serviço especial da procuradoria para as vítimas de ataques sexuais, violência doméstica e crimes sobre crianças.

A advogada militar alegou que Morse a apalpou e tentou a beijar contra sua vontade.

Este alegado incidente terá ocorrido em 2001, num quarto de hotel, durante uma conferência jurídica sobre ataques sexuais, em Alexandria, no Estado da Virgínia, antes de Morse ser indicado para o seu atual posto.

Morse tinha sido o principal procurador no caso criminal contra o sargento Robert Bales, que se declarou culpado de um assassínio em massa de civis em 2012.

O caso permanece sob investigação e ainda não foi deduzida qualquer acusação.

“Podemos confirmar que este assunto está sob investigação e que o indivíduo em questão foi suspenso das suas funções e aguarda o resultado da investigação”, disse uma fonte militar, citada pela AFP.

“Uma vez que este é um caso aberto, estamos impedidos de fornecer qualquer informação adicional neste momento”, adiantou esta fonte, sob anonimato.

Relatos de ataques sexuais entre as fileiras militares norte-americanas aumentaram 60% em 2013, com responsáveis da defesa a explicarem o aumento pela maior confiança as vítimas em que os seus casos sejam tratados de forma consequente.

Cerca de 5.400 casos de ataques sexuais foram reportados no ano orçamental 2013 (01 de outubro a 30 de setembro), que comparam com 3.374 relatados um ano antes, segundo o Pentágono.

Uma série de casos de ataques sexuais entre os militares nos últimos dois anos ganhou tamanha notoriedade que o Presidente Barack Obama já exprimiu a sua condenação a este propósito.

O Congresso tem em agenda para a sessão de hoje a votação da retirada aos comandantes militares da autoridade para decidir se os ataques sexuais e outros crimes devem ir a tribunal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …