Procurado da GNR apanhado ao lado de Santana (mas o político diz não o conhecer)

José Sena Goulão / Lusa

João Malheiro foi fotografado ao lado do líder do Partido Aliança, Pedro Santana Lopes

A GNR confirmou o paradeiro de um homem que queria deter, fotografado na visita de Santana Lopes ao bairro da Jamaica. O partido Aliança esclareceu que líder não sabia quem era João Malheiro, suspeito de violência doméstica.

João Malheiro, de 46 anos, suspeito de agredir e perseguir a ex-mulher, foi um dos simpatizantes do Aliança que acompanhou o líder do partido na visita ao bairro da Jamaica, na sequências dos conflitos com a polícia que ocorreram naquele local.

O homem, que aparece à esquerda de Santana Lopes nas fotografias, acabou detido três dias depois, em Sesimbra.

A história começa com o divórcio de João Malheiro e com a mudança da antiga esposa de Lisboa para Lousada. O vendedor de carros, de acordo com o Jornal de Notícias, nunca aceitou a decisão, o que o levou a iniciar uma série de ameaças e perseguições.

Numa das situações, Malheiro terá viajado de Lisboa até ao norte para invadir a nova casa da ex-mulher e destruir vários móveis. Neste dia, a mulher de 45 anos foi agredida.

Na semana passada, voltou a Lousada com o intuito de agredir novamente a mãe do seu filho e, com esta refugiada no interior da habitação, arrombou a porta da garagem com a sua própria viatura. A mulher alertou a GNR.

Quando os militares chegaram ao local, o agressor já tinha fugido e o caso passou para a dependência do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR de Penafiel, cujo trabalho permitiu que fossem emitidos mandados de detenção. Estes não foram concretizados de imediato, porque Malheiro estava em paradeiro incerto.

A GNR sabia que o suspeito se mantinha a viver na zona da Grande Lisboa, mas não conseguia localizá-lo. Até que, na última segunda-feira, os militares do NIAVE o viram, nas reportagens televisivas sobre a passagem de Santana Lopes pelo bairro da Jamaica, no Seixal. Malheiro era um dos participantes.

De imediato, foram contactados os militares do NIAVE de Setúbal e do posto da GNR de Sesimbra, que localizaram e detiveram o suspeito. Após ser interrogado pelo juiz, João Malheiro ficou obrigado a usar pulseira eletrónica para não se aproximar da ex-mulher e a apresentações bissemanais no posto da GNR.

Santana Lopes não conhece Malheiro

O partido Aliança esclareceu, este domingo, que Santana Lopes não sabia quem era João Malheiro. Segundo um comunicado da Comissão Instaladora Nacional do Aliança, citado pelo mesmo jornal, o homem estaria no local “a título pessoal”.

“Nem a ALIANÇA nem qualquer um dos seus dirigentes, incluindo o Presidente, faziam qualquer ideia sobre a identidade de uma pessoa que apareceu no Bairro da Jamaica e que será suspeito de um crime”, pode ler-se.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …

Agentes russos terão oferecido a ajuda de 10 mil soldados aos separatistas catalães

Alegados agentes russos terão oferecido à Catalunha a ajuda de 10 mil soldados durante a sua tentativa de independência da Espanha, em 2017, relataram na quarta-feira meios de comunicação espanhóis e europeus. As denúncias baseiam-se em …