Procurado da GNR apanhado ao lado de Santana (mas o político diz não o conhecer)

José Sena Goulão / Lusa

João Malheiro foi fotografado ao lado do líder do Partido Aliança, Pedro Santana Lopes

A GNR confirmou o paradeiro de um homem que queria deter, fotografado na visita de Santana Lopes ao bairro da Jamaica. O partido Aliança esclareceu que líder não sabia quem era João Malheiro, suspeito de violência doméstica.

João Malheiro, de 46 anos, suspeito de agredir e perseguir a ex-mulher, foi um dos simpatizantes do Aliança que acompanhou o líder do partido na visita ao bairro da Jamaica, na sequências dos conflitos com a polícia que ocorreram naquele local.

O homem, que aparece à esquerda de Santana Lopes nas fotografias, acabou detido três dias depois, em Sesimbra.

A história começa com o divórcio de João Malheiro e com a mudança da antiga esposa de Lisboa para Lousada. O vendedor de carros, de acordo com o Jornal de Notícias, nunca aceitou a decisão, o que o levou a iniciar uma série de ameaças e perseguições.

Numa das situações, Malheiro terá viajado de Lisboa até ao norte para invadir a nova casa da ex-mulher e destruir vários móveis. Neste dia, a mulher de 45 anos foi agredida.

Na semana passada, voltou a Lousada com o intuito de agredir novamente a mãe do seu filho e, com esta refugiada no interior da habitação, arrombou a porta da garagem com a sua própria viatura. A mulher alertou a GNR.

Quando os militares chegaram ao local, o agressor já tinha fugido e o caso passou para a dependência do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR de Penafiel, cujo trabalho permitiu que fossem emitidos mandados de detenção. Estes não foram concretizados de imediato, porque Malheiro estava em paradeiro incerto.

A GNR sabia que o suspeito se mantinha a viver na zona da Grande Lisboa, mas não conseguia localizá-lo. Até que, na última segunda-feira, os militares do NIAVE o viram, nas reportagens televisivas sobre a passagem de Santana Lopes pelo bairro da Jamaica, no Seixal. Malheiro era um dos participantes.

De imediato, foram contactados os militares do NIAVE de Setúbal e do posto da GNR de Sesimbra, que localizaram e detiveram o suspeito. Após ser interrogado pelo juiz, João Malheiro ficou obrigado a usar pulseira eletrónica para não se aproximar da ex-mulher e a apresentações bissemanais no posto da GNR.

Santana Lopes não conhece Malheiro

O partido Aliança esclareceu, este domingo, que Santana Lopes não sabia quem era João Malheiro. Segundo um comunicado da Comissão Instaladora Nacional do Aliança, citado pelo mesmo jornal, o homem estaria no local “a título pessoal”.

“Nem a ALIANÇA nem qualquer um dos seus dirigentes, incluindo o Presidente, faziam qualquer ideia sobre a identidade de uma pessoa que apareceu no Bairro da Jamaica e que será suspeito de um crime”, pode ler-se.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …