/

Procurado da GNR apanhado ao lado de Santana (mas o político diz não o conhecer)

1

José Sena Goulão / Lusa

João Malheiro foi fotografado ao lado do líder do Partido Aliança, Pedro Santana Lopes

A GNR confirmou o paradeiro de um homem que queria deter, fotografado na visita de Santana Lopes ao bairro da Jamaica. O partido Aliança esclareceu que líder não sabia quem era João Malheiro, suspeito de violência doméstica.

João Malheiro, de 46 anos, suspeito de agredir e perseguir a ex-mulher, foi um dos simpatizantes do Aliança que acompanhou o líder do partido na visita ao bairro da Jamaica, na sequências dos conflitos com a polícia que ocorreram naquele local.

O homem, que aparece à esquerda de Santana Lopes nas fotografias, acabou detido três dias depois, em Sesimbra.

A história começa com o divórcio de João Malheiro e com a mudança da antiga esposa de Lisboa para Lousada. O vendedor de carros, de acordo com o Jornal de Notícias, nunca aceitou a decisão, o que o levou a iniciar uma série de ameaças e perseguições.

Numa das situações, Malheiro terá viajado de Lisboa até ao norte para invadir a nova casa da ex-mulher e destruir vários móveis. Neste dia, a mulher de 45 anos foi agredida.

Na semana passada, voltou a Lousada com o intuito de agredir novamente a mãe do seu filho e, com esta refugiada no interior da habitação, arrombou a porta da garagem com a sua própria viatura. A mulher alertou a GNR.

Quando os militares chegaram ao local, o agressor já tinha fugido e o caso passou para a dependência do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR de Penafiel, cujo trabalho permitiu que fossem emitidos mandados de detenção. Estes não foram concretizados de imediato, porque Malheiro estava em paradeiro incerto.

A GNR sabia que o suspeito se mantinha a viver na zona da Grande Lisboa, mas não conseguia localizá-lo. Até que, na última segunda-feira, os militares do NIAVE o viram, nas reportagens televisivas sobre a passagem de Santana Lopes pelo bairro da Jamaica, no Seixal. Malheiro era um dos participantes.

De imediato, foram contactados os militares do NIAVE de Setúbal e do posto da GNR de Sesimbra, que localizaram e detiveram o suspeito. Após ser interrogado pelo juiz, João Malheiro ficou obrigado a usar pulseira eletrónica para não se aproximar da ex-mulher e a apresentações bissemanais no posto da GNR.

Santana Lopes não conhece Malheiro

O partido Aliança esclareceu, este domingo, que Santana Lopes não sabia quem era João Malheiro. Segundo um comunicado da Comissão Instaladora Nacional do Aliança, citado pelo mesmo jornal, o homem estaria no local “a título pessoal”.

“Nem a ALIANÇA nem qualquer um dos seus dirigentes, incluindo o Presidente, faziam qualquer ideia sobre a identidade de uma pessoa que apareceu no Bairro da Jamaica e que será suspeito de um crime”, pode ler-se.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.