Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

The Open University (OU) / Flickr

O Príncipe André de Inglaterra

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo.

Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo civil aberto contra o Príncipe André de Inglaterra já avançou com uma conferência pré-julgamento num tribunal de Nova Iorque.

Os advogados de Virgina Giuffre, de 38 anos, que alega ter sido abusada sexualmente pelo filho da rainha de Inglaterra quando era menor de idade, vão argumentar que o príncipe já recebeu os documentos relacionados com o caso, que lhe devem ter sido entregues por um agente da polícia Metropolitana inglesa a 27 de Agosto, avança o The Guardian.

David Boies, advogado da alegada vítima, afirmou perante o tribunal que era implausível que André não soubesse da abertura do processo, dizendo que os seus advogados foram “aparentemente instruídos a fugir e contestar o serviço” pelo príncipe e que já confirmaram que o próprio já “tem conhecimento do processo”.

No entanto, o grupo de advogados que representa o membro da família real argumenta que pode ser questionada a alegação de que os documentos foram devidamente entregues e levantam a possibilidade de desafiar a jurisdição do tribunal no caso.

“Reiteramos que o nosso cliente reserva todos os seus direitos, incluindo o de contestar a jurisdição dos tribunais dos EUA”, escreve a defesa de André. O Duque de Iorque também não foi representado na audição, já que isso implicaria aceitar a jurisdição dos Estados Unidos no caso, escreve o The Times.

As autoridades já tentaram entregar pessoalmente ao Príncipe os documentos do processo em Windsor, onde vive, e enviaram-lhe também por email e por correio várias vezes. O juiz Lewis Kaplan do tribunal de Nova Iorque vai acabar por tomar a decisão final sobre se a entrega dos papéis foi ou não feita.

O filho da rainha Isabel II tem sempre negado as acusações de que é alvo. Recorde-se que André era amigo do magnata Jeffrey Epstein, que foi condenado por liderar uma rede de tráfico sexual infantil. O escândalo fez com que acabasse por se afastar do serviço público da realeza.

Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Epstein não se suicidou quando a vigilância permanente foi subitamente interrompida e todas as câmaras se avariaram. Os Clinton e Bill Gates devem saber o que se passou. Há fotos da menina a sair de uma casa com o príncipe à porta. Certamente ela só foi ver os brinquedos, ou talvez comer torta.

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …