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Processo milionário contra o Novo Banco pode chegar aos 700 milhões de euros

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António Cotrim / Lusa

Novo Banco terá disfarçado a difícil situação financeira de algumas empresas envolvidas na venda do antigo Banco Espírito Santo Investimentos (BESI), há 10 anos atrás.

O Haitong abriu um processo milionário contra o Novo Banco por irregularidades na venda do antigo Banco Espírito Santo Investimentos (BESI), que aconteceu em 2014, num negócio a rondar os 380 milhões de euros.

O grupo bancário chinês acusa o Novo Banco de ter omitido informação relativa à real situação de algumas empresas clientes do seu banco de investimento e está a pedir uma indemnização de 150 milhões de euros, avança o Jornal Económico esta sexta-feira.

No entanto, o valor global da ação judicial poderá atingir os 700 milhões de euros.

A venda do antigo BESI deu-se há quase 10 anos, mas só agora é que a chinesa foi surpreendida pela situação financeira difícil de algumas empresas clientes do BESI, que foram refinanciadas apenas dias antes da assinatura do acordo, no qual ficou definido que o Haitong assumiria os efeitos económicos da carteira de crédito.

Recorde-se que a 3 de agosto desse ano de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição, que foi designado Novo Banco.

Na altura da resolução do BES, o BESI transitou para o Novo Banco.

No chamado banco mau (‘bad bank’), um veículo que mantém o nome Banco Espírito Santo (BES), ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas, enquanto no ‘banco bom’, o banco de transição que foi nomeado Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

ZAP //

1 Comment

  1. Novo banco está a cobrar uma comissão de gestão de conta de 7,50 euros todos meses.
    Quando abri a conta foi prometido que a gestão de conta seria de 3, 50 se tivesse o meu ordenado domiciliado no banco todos meses e se entrasse antes do último dia do mês e mantivesses despesas com cartão multibanco em mercearias todos meses superiores a 250 euros, o que acontece sempre é mesmo assim estou a sentir-me enganado pelo novo banco.
    Cada vez que vou questionar o banco as desculpas são sempre diferentes e nada de concreto é elucidativo?
    Acho como cliente do novo banco é também já do tempo do BES, somos e gados todos meses, com vários pretexto da parte do banco!
    São mensalmente menos 7,50 euros que eu fico sem eles e cada vez que questiono o banco seja a dependência do Cartaxo ou carregado, as desculpas são sempre diferentes, até parece que escondem alguma coisa!
    Actualmente acho que as dependência bancárias, já não são mais que uma maneira legal de roubar dinheiro aos pequenos clientes, porque os grandes clientes têm bons advogados para os defender e por os bancos na ordem!
    Gostaria de ver devolvido todo dinheiro retirado mensalmente da minha conta, por despesas de manutenção, acima dos 3,50 euros que foi o que foi contralizado com o banco!
    Cada alteração que haja o cliente deve ser chamado e alertado e não fazerem o que querem sem alertar os clientes!
    Talvez até já tivesse procurado outro banco, se soubesse que todos meses me iriam retirar os tais 7,50 euros mais o imposto de selo, mas este último já sei que tenho de pagar?
    Bancos deixaram de merecer a confiança dos clientes e não passam nada mais nada menos de pequenas organizações para roubar os clientes!

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