Privação de sono ou ressonar pode aumentar o risco de glaucoma

A privação de sono podem aumentar o risco de glaucoma, um problema ocular onde o nervo ótico que liga o olho ao cérebro está danificado, revelou um novo estudo divulgado recentemente.

Segundo o estudo, publicado na BMJ Open, esta condição é a principal causa de cegueira em todo o mundo, chegando a afetar cerca de 112 milhões de pessoas até 2040, de acordo com o Southwest News Service.

Os cientistas estudaram mais de 409 mil pessoas entre 40 e 69 anos na altura do recrutamento (entre 2006 e 2010). Os investigadores descobriram 8.690 casos de glaucoma após 10,5 anos de monitorização, sendo que o risco aumentava com a idade, o facto de serem fumadores, terem tensão arterial elevada e diabetes.

Na investigação foi ainda concluído que a privação do sono, insónias, ressonar e sentir cansaço durante o dia também são fatores de risco para desenvolver glaucoma. Aqueles que ressonam tinham 4% mais probabilidades de contrair a doença, e os que sentiram sonolência durante o dia tinham uma probabilidade 20% maior.

Os participantes forneceram detalhes sobre a sua rotina de sono aos investigadores que, em conjunto com outros fatores como a idade, sexo, estilo de vida, peso, etnia, educação e localização, conseguiram estudar o risco que a privação do sono pode implicar para saúde.

Os resultados revelaram que os indivíduos que dormiam entre sete e nove horas por dia foram classificados como tendo a rotina mais saudável de sono.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.