Escaparam de prisão brasileira 27 reclusos altamente perigosos

Escaparam na quinta-feira de uma prisão no nordeste do Brasil 27 prisioneiros altamente perigosos, depois de fazerem explodir parte das instalações com a ajuda de cúmplices externos à cadeia, informaram fontes oficiais.

Esta é a segunda fuga de presos em menos de uma semana no Brasil, um dos países com pior sistema penitenciário do mundo devido à superlotação e às más condições das cadeias, noticiou a agência Lusa.

A fuga foi registada durante a madrugada, por volta das 04:00 (horário local, 08:00 em Lisboa), em Limoeiro, município a 80 quilómetros de Recife, capital do estado de Pernambuco, quando 27 prisioneiros fugiram por um dos muros da instalação penitenciária demolida por dinamite, através da ajuda de cúmplices externos.

De acordo com as autoridades, um grupo de suspeitos fortemente armados causou a explosão que permitiu a fuga dos prisioneiros, mas a intervenção dos agentes penitenciários impediu que o número de fugitivos fosse maior.

O pavilhão atingido pela explosão abrigava uma centena de prisioneiros, todos classificados como altamente perigosos, segundo explicou à imprensa Paulo Uchoa, diretor da prisão onde ocorreu a fuga. Até ao momento, nenhum dos condenados foi recapturado e as autoridades continuam as buscas.

A prisão regional Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, tem capacidade para 550 prisioneiros, mas atualmente abriga 1971, situação que já é comum em diversas instituições prisionais do país, onde a superlotação, as péssimas condições das instalações e o poder de fações criminosas no seu interior são os maiores problemas do sistema.

Também no domingo, 34 presos escaparam de uma prisão em Foz do Iguaçu, perto da fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, no sul do país.

Dados oficiais indicam que cerca de 750 mil prisioneiros estão alojados nas prisões do país, número 76% superior à sua capacidade.

O surgimento do novo coronavírus, que já fez mais de 1,7 milhões de infetados e perto de 68.000 mortos em todo o país, complicou ainda mais a situação nas prisões brasileiras.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), um órgão estatal responsável pela população carcerária, contabilizou cerca de 4.900 infeções por covid-19 e 62 mortes em prisões de todo o Brasil, de acordo com o último balanço oficial.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …