Príncipe William é capa de uma revista LGBT

(dr) Leigh Keily / Attitude

-

O duque de Cambridge tornou-se o primeiro membro da família real britânica a surgir na capa de uma revista gay.

“Ninguém deve ser maltratado pela sua sexualidade ou por qualquer outra razão”. É esta a frase que acompanha a imagem do príncipe William na capa de uma revista gay britânica.

O duque de Cambridge decidiu dar uma entrevista para a revista Attitude, na qual se debruça sobre assuntos como o bullying contra homossexuais, escreve a BBC.

A capa pode ser considerada um feito histórico, pelo menos dentro da família real britânica, já que o herdeiro da coroa é o primeiro membro a aparecer numa publicação deste género.

A oportunidade de aparecer na capa surgiu depois de William ter convidado a revista a levar membros da comunidade LGBT até à sua residência oficial, o Palácio de Kensington, para discutir a violência contra homossexuais.

Segundo a emissora britânica, os assessores do príncipe britânico disseram que este ficou muito sensibilizado com as histórias que ouviu.

Os nove participantes do encontro, que ocorreu no mês passado, falaram sobre consequências emocionais como baixa auto-estima, tentativa de suicídio, vício em drogas e depressão.

“Os jovens gays, lésbicas e indivíduos transgéneros que encontrei através da Attitude são realmente corajosos por falarem e darem esperança àqueles que ainda estão a passar por terríveis maus-tratos”, afirmou à revista.

“O que eu diria a um jovem que está a ser maltratado pela sua orientação sexual? Não aguentes em silêncio, fala com um adulto confiável, um amigo, um professor, o Childline [serviço britânico de aconselhamento para jovens], o Prémio Diana [organização solidária] ou outro serviço que possa providenciar a ajuda que precisas”, respondeu.

Deves ter orgulho da pessoa que és e não o contrário, ter vergonha”, acrescentou.

O editor da revista britânica, Matthew Todd, elogiou a posição assumida pelo membro da família real.

“Durante todo este tempo em que sou editor da Attitude, encontrei pais cujos filhos mataram ou tiraram a própria vida depois de serem maltratados por serem LGBT ou por parecerem LGBT”, afirmou.

“Estou muito feliz pelo facto do futuro rei da Grã-Bretanha concordar que isto deve parar e peço aos pais que levantem a voz nas suas comunidades para assegurar que cada escola protege realmente todas as crianças”.

A fotografia da capa, tirada pelo fotógrafo australiano Leigh Keily, foi impressa antes do tiroteio que, na semana passada, numa discoteca gay em Orlando, nos Estados Unidos, pôs termo à vida de 49 pessoas.

William e Kate visitaram a embaixada norte-americana na última terça-feira e assinaram um livro de condolências para as vítimas. Também se reuniram com representantes de uma rede LGBT no mesmo local.

Em novembro do ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também surpreendeu tudo e todos ao aparecer na capa da revista Out.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …