Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Wessex Archaeology / Flickr

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da Alemanha.

O antigo túmulo data de 1.500 anos e apresenta um arranjo incomum: um caldeirão no seu centro cercado pelos restos mortais de seis mulheres desconhecidas.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o túmulo provavelmente pertencia a um príncipe germânico. O estatuto do indivíduo a quem o túmulo foi dedicado reflete-se no design e no conteúdo do complexo.

O extravagante túmulo contém os restos mortais de vários animais, incluindo gado, cães e 11 cavalos, bem como valiosos artefactos de ouro e prata. Além disso, o túmulo é cercada por 40 a 60 outras sepulturas.

O maior mistério do sítio arqueológico, que foi descoberto acidentalmente durante a construção de um galinheiro, é a colocação de um caldeirão de bronze no seu centro circundado pelos túmulos de seis corpos femininos.

Os restos mortais da figura importante a quem se destina o túmulo ainda não foram encontrados – mas os investigadores têm os seus palpites. “Ainda não encontrámos o príncipe em pessoa. Mas talvez as suas cinzas estejam no caldeirão de bronze”, disse Susanne Friederich, arqueóloga do Museu Estadual de Pré-história de Halle.

Os cientistas suspeitam que o cemitério central foi construído num túmulo com as sepulturas individuais externas adicionadas ao redor dele posteriormente.

Embora seja muito cedo para determinar porque é que as seis mulheres ao redor do caldeirão foram enterradas dessa forma, há uma série de explicações possíveis.

As mulheres poderiam ser concubinas ou devotas do falecido príncipe. Porém, os investigadores ainda precisam de determinar a forma como as mulheres morreram, o que pode apontar se foram sacrificadas involuntariamente ou se se suicidaram voluntariamente para acompanhar o príncipe na morte como num tipo de culto.

Até agora, as estimativas de quando o cemitério foi criado variam entre 480 e 530. Isso significa que o sepultamento teria sido na época da queda do Império Romano, o que levou muitas tribos germânicas a invadir os antigos territórios romanos.

Os arqueólogos também descobriram artefactos notáveis dentro do complexo do cemitério. Entre os mais notáveis estava uma série de vestimentas elaboradamente detalhadas – que os cientistas dizem indicar a presença de uma tribo germânica -, uma espada, um escudo feito de ferro e uma moeda de ouro com o imperador romano oriental Zenão, que viveu por volta de 480.

Os investigadores também descobriram uma pequena estatueta que se acredita ter a forma de um deus germânico e que se estima ser ainda mais antiga do que o próprio túmulo, possivelmente datando de há 1.800 anos.

Os arqueólogos acreditam que o túmulo era protegida de saqueadores pela sua localização numa cavidade natural que ficou coberta pela Terra ao longo dos milénios. As camadas de sujidade agiam como um escudo protetor, escondendo o tesouro de artefactos históricos no seu interior.

Enquanto os arqueólogos continuam o seu trabalho no local, a localização exata da escavação do túmulo antigo ainda não foi revelada.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …