A “princesa talhante” de Taiwan quer quebrar estereótipos num mundo repleto de homens

Charlene Zhang / Facebook

Charlene Zhang, a “princesa talhante” de Taiwan.

Apelidada de “princesa talhante” de Taiwan, Charlene Zhang tornou-se uma sensação nas redes sociais. A jovem quer usar o seu estatuto para ajudar o negócio de família e quebrar estereótipos.

Charlene Zhang tinha apenas 25 anos quando foi surpreendida por fotografias suas nas redes sociais e nos jornais, que a apelidavam de “princesa talhante” de Taiwan. Estávamos em 2005 e Charlene trabalhava no pequeno talho da sua família.

Rapidamente tornou-se uma sensação em Taiwan, pelo facto de ser uma jovem mulher fotogénica num ramo assoberbado pelo sexo masculino. As mulheres que, de facto, estão na indústria, são tipicamente mais velhas.

“No início, as manchetes chamavam-me bonita e jovem, e eu achava que isso era inútil. Eles estavam apenas a aproveitar o facto de eu ser uma mulher”, disse a jovem taiwanesa à Vice. “Eu escondi-me em casa e recusei sair porque todas as vezes que ia para o talho, havia um jornalista lá”.

A atenção era inesperada, mas também indesejada. Eventualmente, Charlene acabou por se acostumar e aproveitou-a para bem do seu negócio de família.

Agora, seis anos depois, Charlene tornou-se uma das mais conhecidas vendedoras de porco em Taiwan, embora prefira o título de “talhante” a “princesa”.

Ser talhante não era um sonho de menina. Quando a sua avó teve ser operada, Charlene foi chamada a ajudar e acabou por ficar lá até aos dias de hoje. Sem rodeios, admite que só continuou porque a sua fama ajudou a família a vender mais.

Devido à sua fama e experiência, tornou-se uma porta-voz informal da indústria local, que tem travado uma campanha política acalorada contra a carne suína importada da América.

“As pessoas podem escolher o que querem compra. Se você não se preocupa com o sabor ou quer fazer produtos processados de carne de porco, pode comprar carne de porco importada. É mais fácil assim. Mas se você realmente deseja qualidade e frescura, pode ir aos mercados tradicionais”, disse a jovem cujo talho está localizado em Taipei.

Ser talhante em Taiwan nem sempre é visto com bons olhos, com as pessoas a não levarem a arte a sério. Até a avó de Charlene não queria que ela se tornasse talhante.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by 張采婕 (@butcher_charlenez)


Embora a fama tenha trazido mais negócio, o sexismo e o cyberbullying ainda são uma parte inerente da sua vida.

“Quando fui fotografada pela primeira vez, eu estava a usar uma camisola justa e todos falavam sobre o meu corpo”, começou por dizer a jovem talhante. “Então, agora, quando eu trabalho, eu visto roupas feias. Visto roupas largas, como pijamas. Eu nem mesmo uso maquilhagem, a menos que precise de ser fotografada”.

Há alguns anos, Charlene tentou fazer uma live stream a trabalhar para ajudar a aumentar as vendas. Rapidamente tornou-se uma das mais populares streamers de Taiwan e as vendas dispararam. No entanto, viu-se forçada a parar quando alguns homem apareciam no mercado e tentavam segui-la até casa.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …