CEO do Twitter está a vender o seu primeiro tweet (e já recebeu uma oferta de 2,5 milhões)

Mark Warner / Wikimedia

Jack Dorsey, fundador do Twitter

O fundador e CEO do Twitter colocou à venda o seu primeiro tweet. Várias pessoas já se mostraram interessadas e a oferta mais alta chegou aos 2,5 milhões de dólares.

Na última sexta-feira, Jack Dorsey colocou na sua conta do Twitter um link para uma plataforma digital chamada “Valuables”, que permite a compra e venda de tweets autografados pelos seus criadores através de tokens não fungíveis, os chamados NFTs.

Nesta plataforma, o fundador do Twitter colocou à venda o seu primeiro tweet, publicado no dia 21 de março de 2006, no qual diz basicamente: “Estou a configurar o meu twttr”.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, até agora, a oferta mais alta chegou do CEO da Bridge Oracle e da CryptoLand, Sina Estavi, que ofereceu 2,5 milhões de dólares, cerca de dois milhões de euros.

Na sua rede social, Dorsey acrescentou ainda que as ofertas podem ser feitas até ao próximo dia 21 de março e que a oferta vencedora vai ser imediatamente convertida em bitcoins, sendo depois doada à organização sem fins lucrativos GiveDirectly, que trabalha no continente africano.

Os NFTs (“non-fungible tokens” em inglês) são um tipo especial de token criptográfico que, ao contrário de criptomoedas como a famosa bitcoin, não são mutuamente intercambiáveis.

Segundo a estação norte-americana, estes tokens não fungíveis ganharam força nos últimos meses como uma tecnologia popular para vender arte digital. Mas este sistema também já chegou ao desporto, estando a ser usado, por exemplo, para comprar clipes de vídeo de jogos icónicos da NBA, a liga de basquetebol norte-americana.

Em fevereiro, um vídeo de dez segundos de um ‘afundanço’ de Lebron James, um dos melhores jogadores da NBA, que agora joga nos LA Lakers, foi vendido por 208 mil dólares, cerca de 175 mil euros.

https://twitter.com/nba_topshot/status/1363969592779890690?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1363969592779890690%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.uol.com.br%2Ftilt%2Fnoticias%2Fredacao%2F2021%2F03%2F07%2Ffundador-do-twitter-coloca-primeiro-tuite-a-venda-via-nft-o-que-e-isso.htm

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bola de fogo de mil Hiroshimas destruiu cidade inteira (e pode ter inspirado história bíblica)

Um asteróide atingiu Tall el-Hammam há cerca de 3.600 anos, destruindo toda a cidade e matando toda a sua população. A explosão pode ter inspirado a história bíblica de Sodoma. Enquanto os habitantes de uma antiga …

António Costa sobre a Galp: "Era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade"

Intenção de "dar uma lição" à empresa foi manifestada por António Costa numa ação de campanha, o que gerou críticas por parte dos partidos da oposição que relembraram o seu estatuto de primeiro-ministro e o …

Indústrias criativas são "fator de aceleração e crescimento" económico no país

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que …

Rui Moreira garante maioria absoluta (com resultado superior a 2017). PS cai a pique

O presidente da câmara do Porto deverá consolidar a sua legitimidade à frente da autarquia. Por sua vez, o PS corre o risco de perder dez pontos percentuais de votos face a 2017. O estudo …

Fernando Nobre, fundador da AMI, alvo de processo disciplinar da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da …

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …