/

Criado na Noruega o primeiro navio de carga autónomo (e com zero emissões)

(dr) Yara International

O navio de carga Yara Birkeland

Uma empresa norueguesa criou aquele que diz ser o primeiro navio de carga do mundo que é totalmente autónomo e com zero emissões.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, este não é o primeiro navio de carga totalmente autónomo (em 2018, a Rolls-Royce e a Finferries adiantaram-se na corrida com um ferry), mas, segundo os seus criadores, é o primeiro que é também totalmente elétrico.

Desenvolvido pela empresa química Yara International, o “Yara Birkeland” tem como objetivo reduzir as emissões de óxidos de nitrogénio, que são poluentes tóxicos e gases de efeito estufa, e de dióxido de carbono.

O navio foi criado em parceria com a tecnológica Kongsberg Maritime e o estaleiro Vard e será capaz de carregar 103 contentores e com uma velocidade máxima de 13 nós. Vai usar uma bateria de 7MWh, com “cerca de mil vezes a capacidade de um carro elétrico”, explicou Jon Sletten, responsável da fábrica da Yara em Porsgrunn.

Se tudo correr como o planeado, o navio irá fazer a sua primeira viagem entre duas cidades norueguesas antes do final do ano, sem tripulação a bordo. Os seus movimentos serão monitorizados a partir de três centros de controlo de dados, que ficarão em terra.

Sletten acrescenta que o navio será carregado no cais “antes de navegar para portos ao longo da costa” e depois irá voltar, “substituindo 40 mil viagens de camião por ano”.

De acordo com os dados da Organização Marítima Internacional, citados pela CNN, atualmente, a indústria naval é responsável por 2,5% a 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. Por isso, alternativas como esta serão sempre bem-vindas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.