E quem viu passar mais um primeiro-ministro? Rainha Isabel II (já lá vão 14)

1

Boris Johnson será o próximo ex-líder do Executivo do Reino Unido. E quem continua lá é Elizabeth Alexandra Mary.

Aos 96 anos, Elizabeth Alexandra Mary continua a acumular recordes.

A rainha Isabel II passou a ser, há um mês, a segunda monarca há mais tempo no cargo. Em toda a História.

A rainha do Reino Unido e do Reino da Commonwealth é rainha desde 1952, há 70 anos – por isso se celebrou o Jubileu de Platina, em Junho. Só o rei Luís XIV, de França, esteve mais tempo com a coroa: 72 anos.

A rainha não muda mas a política no Reino Unido não pára. E a rainha já viu passar muitos primeiros-ministros pela Câmara dos Comuns, em Londres.

Boris Johnson foi o mais recente, pensou que iria continuar no cargo durante mais algum tempo, mas afinal está quase a deixar a liderança do país.

Após uma sucessão de escândalos e de demissões dentro do seu próprio Governo, Boris demitiu-se.

Boris Johnson foi o 14.º primeiro-ministro do Reino Unido, desde que Isabel II passou a ser rainha.

O primeiro foi logo o mais mediático de todos: Winston Churchill, até 1955. Depois vieram Anthony Eden (nem dois anos no cargo) e Harold Macmillan, na primeira década do seu reinado.

Alec Douglas-Home protagonizou o mandato mais curto: só foi primeiro-ministro durante um ano. Depois deu espaço a Harold Wilson, antecessor de Edward Heath e de James Callaghan.

Já à entrada para os anos 80, a “dama de ferro” tomou conta do poder. Margaret Thatcher foi quem esteve mais tempo enquanto primeira-ministra: 11 anos e meio.

A partir da década 1990 surgiram John Major, Tony Blair, Gordon Brown, David Cameron e Theresa May, antes de Boris Johnson assumir o comando.

14 nomes. 12 homens e duas mulheres, ao longo de 70 anos. Ao longo do reinado de Isabel II, em média, cada primeiro-ministro ocupou esse cargo durante 5 anos.

Portugal também já contou com 14 pessoas na função de primeiro-ministro, com eleições livres. Mas foram 14 chefes de Governo desde 1976; o Reino Unido teve 14 desde 1952.

Em relação aos partidos, o Partido Conservador (ainda liderado por Boris Johnson) ganha claramente: 10 vezes no comando do país, 4 para os Trabalhistas.

No dia 5 de Setembro vai ser conhecido o 15.º da fila.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.