Detenções, trovoada e a criança que “roubou a cena”: retalhos do Jubileu de Isabel II

2

Tolga Akmen / EPA

Celebrações do Jubileu de Platina do reinado de Isabel II.

A festa dos 70 anos de reinado de Isabel II, o Jubileu de Platina, arrancou nesta quinta-feira, com milhares de pessoas à espera do evento.

God Save The Queen.

Não houve jogo do Torneio das 6 Nações, a selecção inglesa de futebol não entrou em campo. E não houve concerto dos Sex Pistols. Mas esta terá sido a canção mais entoada nos últimos dias, em Londres.

Esta quinta-feira foi o primeiro de quatro dias de celebração dos 70 anos de reinado de Isabel II.

O Jubileu de Platina começou com a parada militar, com os habituais tons vermelhos e pretos nos soldados, e com Isabel II a assistir na varanda no Palácio de Buckingham.

O pequeno príncipe, Louis de Cambridge (filho de William e Catherine), acabou por roubar as atenções, nessa varanda:

O príncipe André apresentou um teste positivo à COVID-19 e não esteve presente nestas celebrações.

Quem também não apareceu na “varanda real” foram Harry e Meghan Markle, os príncipes que estão afastados dos cargos reais há dois anos.

A polícia deteve três pessoas ao longo da manhã, por saltarem por cima das barreiras de protecção, quando tentaram interromper a parada militar.

Ao longo dos últimos dias (ou mesmo semanas), começaram a acumular-se em Londres milhares de pessoas interessadas em assistir a este evento – sobretudo a parte de ver a rainha na varanda. E nem todos os interessados moram no Reino Unido.

Aos acampamentos montados nos dias anteriores, nesta quinta-feira juntaram-se festas de jardim, piqueniques, almoços nas ruas com dezenas de pessoas em cada mesa…

Agora a preocupação é a chuva. E a possível trovoada. O sol reinou neste primeiro dia mas, até domingo, poderá chover e ocorrer trovoada.

E ainda haverá um concerto especial no sábado com Craig David, Alicia Keys e com o regresso de Diana Ross a um palco britânico, 15 anos depois da última presença.

Esperam-se 22 mil espectadores no exterior do Palácio de Buckingham, no sábado. Mas, para o mesmo dia, prevê-se trovoada em várias zonas de Inglaterra, incluindo Londres.

Caso o evento não seja cancelado, estão também previstas as presenças de David Attenborough, Emma Raducanu, David Beckham e Stephen Fry. E uma actuação especial (gravada) de Elton John.

O Jubileu de Platina vai prolongar-se até ao próximo domingo.

Elizabeth Alexandra Mary é rainha desde 1952, quando Jorge VI morreu. É rainha há 70 anos – a rainha que ocupa a cadeira do trono há mais tempo, em todo o planeta.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.