Só falta Luís XIV: Isabel II é a segunda monarca há mais tempo no cargo

1

Rainha Isabel II ficou com a coroa no dia 6 de Fevereiro de 1952. São mais de 70 anos de reinado. Bhumibol Adulyadej e João II já ficaram para trás.

Era uma questão de algumas semanas, tal como já tínhamos mencionado em Abril, quando Isabel II completou 96 anos.

Nessa altura a rainha já era a mulher que ocupava a cadeira do trono há mais tempo.

Mas ainda tinha três homens à sua frente: Luís XIV (França), Bhumibol Adulyadej (Tailândia) e João II (Liechtenstein).

Entretanto, já “ultrapassou” Bhumibol Adulyadej e João II na longevidade. Por isso, é a partir desta segunda-feira a segunda pessoa – mulher ou homem – com a coroa há mais tempo, em toda a História.

Elizabeth Alexandra Mary é rainha desde o dia 6 de Fevereiro de 1952, quando o seu pai Jorge VI morreu.

Em 2022 assinala-se o Jubileu de Platina, relativo aos seus 70 anos com a coroa. A rainha marcou presença em alguns momentos da festa.

Fazendo contas ao pormenor, Isabel II é rainha há 70 anos e 127 dias. Bhumibol Adulyadej foi rei da Tailândia durante 70 anos e 126 dias. O Rama IX morreu há poucos anos, em 2016; era rei desde 1946.

No mês passado a monarca inglesa tinha deixado para trás João II, que foi rei do Liechtenstein durante 70 anos e 91 dias, entre 1858 e 1929.

Para Isabel II chegar ao recordista Luís XIV, faltam praticamente dois anos de reinado. O rei francês teve a coroa entre 1643 e 1715, durante uns incríveis 72 anos e 110 dias. Morreu aos 76 anos.

Sim, Luís XIV começou a ser rei…aos quatro anos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.