Primeiro-ministro italiano deverá renunciar esta terça-feira (e coligação do Governo irá cair)

Presidenza della Repubblica / Wikimedia

Giuseppe Conte, primeiro-ministro de Itália

A coligação no poder em Itália, que o líder da Liga, Matteo Salvini, fez cair há 12 dias, deverá acabar esta terça-feira definitivamente, com uma declaração no Senado do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, na qual deverá apresentar a sua renúncia.

Todos os olhares estarão voltados para Giuseppe Conte às 15h00 (horário local, 14h00 em Lisboa), de quem se espera uma dura crítica a Salvini, seu vice-primeiro-ministro de extrema direita e ministro do Interior, após 14 meses de um Governo populista sem precedentes.

O cenário mais esperado é que o primeiro-ministro, após discursar, apresente a sua renúncia ao Presidente, Sergio Mattarella, acabando com o 65º Governo da República italiana e abrindo caminho a consultas para formar novo executivo. Em 8 de agosto, Matteo Salvini quebrou a aliança entre o seu partido (Liga) e o Movimento Cinco Estrelas (M5S, anti-sistema), de Luigi Di Maio.

Dizendo que estava cansado de conflitos com o seu aliado em grandes projetos – como o TGV Lyon-Turim -, decidiu abandonar a coligação e exigir eleições no outono, aproveitando que as sondagens lhe dão 36 a 38% das intenções de voto.

Giuseppe Conte, um procurador-geral público desconhecido do grande público até se ter tornado primeiro-ministro, exigiu, no entanto, que o processo se desenrolasse no parlamento. Nos últimos dias, Conte mostrou-se mais determinado, denunciando mais uma recusa de Salvini em deixar desembarcar migrantes, desta vez do navio humanitário espanhol Open Arms.

Contra todas as probabilidades, a próxima jogada deverá juntar o M5S e o Partido Democrata (PD, centro esquerda), para tentar obter uma aliança que bloqueie o líder da Liga. Exasperado, Matteo Salvini apelou no domingo aos seus partidários para se manifestarem contra tal possibilidade.

“Estaremos pacificamente na rua”, apelou, explicando que seria preciso “passar por cima do seu corpo” para que o M5S e o PD conseguissem fazer uma aliança, com ajuda do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi.

Mesmo assim, perante o risco de ser marginalizado, Salvini suavizou o tom em relação ao chefe do Governo: “Conte continua a ser o meu primeiro-ministro e o meu telefone está sempre ligado”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …