Primeiro-ministro francês demite-se, Hollande pede-lhe novo Governo

Webstern Socialiste / Flickr

Manuel Valls, primeiro-ministro da França

Manuel Valls, primeiro-ministro da França

O Presidente francês, François Hollande, pediu ao primeiro-ministro Manuel Valls, que hoje se demitiu, para que até terça-feira apresente um novo Governo, anunciou a presidência francesa.

“O chefe de Estado pediu-lhe para constituir uma equipa coerente com as orientações que definiu para o nosso país”, referiu a presidência em comunicado.

A decisão surgiu na sequência de uma crise política e económica que abalou o Governo francês e num momento de queda da popularidade de Manuel Valls, que menos de seis meses depois de chegar ao cardo tem o apoio de apenas 36% dos franceses, segundo as sondagens.

A renovação do executivo, cujos contornos poderão começar a ser conhecidos ainda hoje – segundo a imprensa francesa – deverá incluir a saída do ministro da Economia, Arnaud Montebourg, que na semana passada atacou o que definiu como a “redução dogmática” do défice.

Outro dos ministros que deverá ser substituído é Benoit Hamon, da Educação, que está entre os membros do Governo mais próximo do grupo de deputados socialistas considerados mais contestatários da política do Governo, segundo a imprensa.

A demissão de Valls e a formação de novo Governo ocorre menos de meio ano depois de este ter assumido o cargo de primeiro-ministro, com a sua popularidade e a do presidente François Hollande a cair fortemente.

Valls, um dos ministros mais apreciados do anterior executivo, perdeu mais de 20 pontos de apoio nos últimos três meses, ecoando a queda de 11 pontos no apoio total aos socialistas, segundo as sondagens.

A imprensa francesa atribui a queda de apoio à perceção de que Valls não tem aplicado o dinamismo que se esperava, mantendo a passividade de que todo o Governo francês é acusado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …

Instituição de caridade do Vaticano só entrega 10% das doações para os necessitados

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) em doações através do fundo de caridade de Peter's Pence. Contudo, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, com o …

Um aumento de 2 euros por mês para quem ganha mil. Proposta do Governo revolta a Função Pública

O aumento salarial de 0,3% proposto pelo Governo para a Função Pública em 2020, vai garantir um acréscimo líquido anual de 26,25 euros para um trabalhador que ganhe cerca de mil euros por mês, segundo …

Tribunal ordena ao Facebook que reative conta de partido neofascista italiano

Um tribunal de Roma ordenou que o Facebook reativasse a conta do partido italiano neofascista CasaPound, obrigando ainda a rede social a pagar 800 euros por cada dia que a conta esteve desativada. De acordo com …

Franceses não dão tréguas. Greves podem durar até ao Natal

As mobilizações em França contra a reforma dos sistema de pensões, que paralisam vários setores mas sobretudo os transportes públicos, entraram no seu nono dia esta sexta-feira e podem continuar até ao Natal. Os sindicatos de …

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …

Bruxelas deverá aceitar redução do IVA da luz por escalões de consumo

A intenção do Governo de aplicar uma redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo deverá ter o aval da Comissão Europeia. A notícia é avançado pelo Jornal de Negócios, que recorda que, em abril, …

Diretora da RTP boicotou investigação do "Sexta às 9" a instituto onde deu aulas

A diretora da RTP Maria Flor Pedroso confessou ter informado a diretora de uma instituição de ensino sobre uma investigação que estava a ser feita pela equipa do programa "Sexta às 9". Há uma nova polémica …