/

Primeiro-ministro francês demite-se. Jean Castex, o “senhor desconfinamento”, sucede-lhe

Gouvernement / Facebook

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe

Edouard Philippe, primeiro-ministro francês, pediu esta sexta-feira a demissão. O Presidente Emmanuel Macron já nomeou para o cargo Jean Castex, responsável por organizar o fim do confinamento em França. 

Édouard Philippe, o primeiro-ministro francês, apresentou a demissão ao presidente Emmanuel Macron esta sexta-feira, avança o Le Monde.

“Edouard Philippe entregou hoje a renúncia do governo ao Presidente da República, que a aceitou. Ele garante, com membros do governo, continuar a tratar os assuntos atuais até a nomeação do novo governo”, adiantou a presidência em comunicado.

Emmanuel Macron já escolheu Jean Castex, responsável por organizar o fim do confinamento em França, para suceder a Édouard Philippe.

Próximos dos Presidente já tinham comentado à imprensa francesa no início de junho, altura em que cessou as suas funções temporárias de “Senhor Desconfinamento”, como é muitas vezes referido, que Castex podia ser “o que quisesse” numa possível remodelação governamental.

Jean Castex tem 55 anos e era até agora autarca da cidade de Prades, no sul de França, junto à fronteira espanhola. O novo primeiro-ministro pertencia até agora ao partido de direita Les Republicains.

Alguns dos nomes avançados para o lugar de primeiro-ministro incluíam Jean-Yves Le Drian, atual ministro dos Negócios Estrangeiros, ou Florence Parly, atual ministra da Defesa.

De acordo com a Reuters, o primeiro-ministro francês apresentou a sua demissão antes de uma anunciada remodelação do governo depois da “onda verde” nas eleições municipais, com os ambientalistas a derrotarem o La République en Marche!, partido do presidente Emmanuel Macron, em várias cidades.

Uma mudança desejada por Macron que anunciou uma “nova equipa” para seguir um “novo caminho” político durante a última parte de seu mandato, até às eleições presidenciais de 2022.

No entanto, nas remodelações governamentais em França, o primeiro-ministro pode voltar a ser nomeado para o cargo mesmo depois de apresentar a demissão.

O Governo de Castex será responsável por aplicar o “novo caminho” de Macron que assume como prioridades as políticas de saúde, os idosos e um plano para a juventude.

Edouard Philippe, o primeiro-ministro mais popular de Emmanuel Macron, de acordo com as sondagens, chegou da direita e nunca se juntou ao partido República em Marcha, do Presidente Macron.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.