Primeiro-ministro da Ucrânia demite-se

usembassykyiv / Flickr

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Iatseniuk, anunciou este domingo a sua demissão, em discurso transmitido pela televisão, menos de dois meses depois de ter sobrevivido a um voto de confiança no Parlamento.

“Tendo feito tudo o que pude para assegurar a estabilidade do país e construir uma transição tão calma quanto possível, decidi renunciar ao cargo de primeiro-ministro”, disse Arseni Iatseniuk, em discurso transmitido pelos canais ucranianos, informou a agência de notícias Interfax.

Iatseniuk, que ocupava o cargo há dois anos, sobreviveu a 16 de fevereiro a uma moção de censura.

Segundo Iatseniuk, a sua demissão deverá ser ratificada na terça-feira. O presidente Petro Poroshenko já designou o presidente do Parlamento ucraniano, Volodymyr Groissman, para lhe suceder.

Nos últimos meses, o primeiro-ministro demissionário foi fortemente criticado pela insuficiência das reformas prometidas e por defender os interesses dos oligarcas.

Iatseniuk afirmou este domingo que as forças europeístas devem constituir uma nova coligação e formar um novo governo, que será apoiado pela sua Frente Popular.

“Há algo que não se pode permitir: a desestabilização do Poder Executivo em tempos de guerra. E essa perspectiva é inevitável após a minha demissão, se não for escolhido imediatamente um novo governo”, acrescentou Iatseniuk, de 41 anos.

O primeiro ministro demissionário defendeu ainda “uma nova legislação eleitoral, reformas constitucionais” e uma reforma da Justiça.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.