/

Primeiro-ministro da Etiópia ameaça cortar a Internet “para sempre”

Abiy Ahmed tem sido elogiado por reformas que incluem a libertação de prisioneiros políticos e o fim do estado de emergência, mas as paralisações da Internet têm deixado muitos etíopes preocupados, num período de realização de exames nacionais.

O chefe do Governo etíope disse que a Etiópia quer a Internet para ajudar ao desenvolvimento, mas adverte que não pode ser “água e ar”. O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, disse, na quinta-feira, que se a agitação verificada nos últimos tempos continuar, com incitamentos online, a Internet poderá ser cortada “para sempre”

No fim de junho, uma tentativa de golpe de Estado causou um corte geral na Internet que deixou muita gente assustada já que o país, uma das economias de África com mais rápido crescimento económico e com uma das maiores populações do continente, depende bastante de acesso à Internet

Alp Toker, diretor executivo da NetBlocks, uma organização sem fins lucrativos que monitoriza a censura na Internet, condenou a decisão. “Em 22 de junho de 2018, o governo de Abiy Ahmed declarou a liberdade de expressão um direito fundamental e ordenou o desbloqueio de mais de 200 sites. Agora, exatamente um ano depois, toda a Internet foi bloqueada e a Etiópia ficou digitalmente isolada do mundo“, disse Toker à Al-Jazeera.

Abiy Ahmed Ali é um engenheiro informático, militar, político, e estadista etíope, atual primeiro-ministro de Etiópia desde 2 de abril de 2018. É presidente do Partido Democrata Oromo e líder da Frente Democrática Revolucionário do Povo Etíope, coalizão dirigente desde 1991. O país tem uma das economias de África com mais rápido crescimento económico e uma das maiores populações do continente.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.