Descoberto primeiro fóssil de pássaro com ovo preservado no interior

Cientistas encontraram um fóssil incrível: além de ter mais de 110 milhões de anos, é um fóssil de um pássaro em fase de gestação.

Cientistas do Instituto de Paleoantropologia de Vertebrados (IVPP) da Chinese Academy of Sciences encontraram um fóssil de um pássaro, com mais de 110 milhões de anos, em fase de gestação. Este é o primeiro fóssil encontrado com estas características.

Segundo o EurekAlert, o fóssil pertence a uma nova espécie de ave chamada Avimaia schweitzerae, que viveu no noroeste da China há cerca de 110 milhões de anos. Este pássaro pertencia ao grupo dos chamados Enantiornithes ou “pássaros opostos”, que eram muito comuns no Período Cretáceo.

Quando os cientistas analisaram o fóssil, aperceberam-se de que o sistema reprodutivo deste pássaro não funcionava corretaemte, uma vez que os fragmentos dos ovos foram formados com duas camadas extremamente finas, em vez de apenas uma camada, como acontece com as aves sadias.

Quando o ovo não é colocado, ele tende a ser coberto por uma dessas camadas. Desta forma, os cientistas acreditam que este ovo terá passado muito tempo no interior da ave e pode, inclusivamente, ter provocado a sua morte. As razões apontadas pelos especialistas para as causas deste fenómeno são períodos de stress elevado.

Como um óvulo está bem preservado, os cientistas conseguiram examinar a membrana e o revestimento proteico que cobre a casca (cutícula). De acordo com a análise, a cutícula foi feita de pequenas esferas de minerais, reafirmando a ideia de que essas esferas de proteção eram as principais características dos ovos das aves pré-históricas.

Por sua vez, o esqueleto da fêmea mostra alguns detalhes próprios da fase de gestação. Quando um pássaro põe ovos, estes animais acumulam cálcio nos espaços vazios dos seus esqueletos – no chamado osso medular, encontrado em pássaros e dinossauros.

Apesar do final infeliz, esta ave fossilizada permitiu aos cientistas descobrir mais detalhes sobre o ciclo reprodutivo dos Avimaia schweitzerae. O artigo científico foi recentemente publicado na  Nature Communications.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …