Descoberto primeiro fóssil de pássaro com ovo preservado no interior

Cientistas encontraram um fóssil incrível: além de ter mais de 110 milhões de anos, é um fóssil de um pássaro em fase de gestação.

Cientistas do Instituto de Paleoantropologia de Vertebrados (IVPP) da Chinese Academy of Sciences encontraram um fóssil de um pássaro, com mais de 110 milhões de anos, em fase de gestação. Este é o primeiro fóssil encontrado com estas características.

Segundo o EurekAlert, o fóssil pertence a uma nova espécie de ave chamada Avimaia schweitzerae, que viveu no noroeste da China há cerca de 110 milhões de anos. Este pássaro pertencia ao grupo dos chamados Enantiornithes ou “pássaros opostos”, que eram muito comuns no Período Cretáceo.

Quando os cientistas analisaram o fóssil, aperceberam-se de que o sistema reprodutivo deste pássaro não funcionava corretaemte, uma vez que os fragmentos dos ovos foram formados com duas camadas extremamente finas, em vez de apenas uma camada, como acontece com as aves sadias.

Quando o ovo não é colocado, ele tende a ser coberto por uma dessas camadas. Desta forma, os cientistas acreditam que este ovo terá passado muito tempo no interior da ave e pode, inclusivamente, ter provocado a sua morte. As razões apontadas pelos especialistas para as causas deste fenómeno são períodos de stress elevado.

Como um óvulo está bem preservado, os cientistas conseguiram examinar a membrana e o revestimento proteico que cobre a casca (cutícula). De acordo com a análise, a cutícula foi feita de pequenas esferas de minerais, reafirmando a ideia de que essas esferas de proteção eram as principais características dos ovos das aves pré-históricas.

Por sua vez, o esqueleto da fêmea mostra alguns detalhes próprios da fase de gestação. Quando um pássaro põe ovos, estes animais acumulam cálcio nos espaços vazios dos seus esqueletos – no chamado osso medular, encontrado em pássaros e dinossauros.

Apesar do final infeliz, esta ave fossilizada permitiu aos cientistas descobrir mais detalhes sobre o ciclo reprodutivo dos Avimaia schweitzerae. O artigo científico foi recentemente publicado na  Nature Communications.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …