Primeiro ‘continente’ a ser completamente cartografado. Zelândia revela segredos antigos

A Zelândia, formalmente reconhecida em 2017, como continente e está quase submersa. Porém, agora está a ressurgir, pelo menos, quanto à investigação, tornando-se, por isso, no primeiro continente a ser completamente cartografado e revelando alguns novos segredos.

Criar um mapa completo de continente, por si só, já é difícil. Todos os continentes da Terra têm prateleiras submersas difíceis de explorar, o que significa que os mapas geológicos da superfície do planeta são um pouco ‘deficientes’.

Com 95% da Zelândia submersa, este é assim o continente mais difícil de cartografar. Mas esta informação não desanimou os investigadores.

Segundo o IFL Science, com base num artigo publicado em 2019, uma equipa internacional de cientistas concluiu o mapeamento do continente de 5 milhões de quilómetros quadrados.

“Acreditamos que a Zelândia é o primeiro dos continentes da Terra a ter o seu subsolo, bacias sedimentares e rochas vulcânicas totalmente mapeadas até a fronteira continente-oceano”, disse a equipa.

As investigações anteriores identificaram que a crosta da Zelândia é mais fina do que a crosta da maioria dos outros continentes, mas o que causou o processo de afinamento não era claro.

Utilizando sondagens magnéticas, o novo estudo, publicado na revista Tectonics,  descobriu uma causa potencialmente explosiva, nomeadamente rochas de lava basáltica que indicavam que existia uma região vulcânica gigante.

Pensa-se que esta região se tenha inflamado entre 100 e 60 milhões de anos — exatamente na altura em que a Zelândia se separou do Gondwana.

“Durante este período de, pelo menos, 40 milhões de anos, o magma derretido saiu de fendas e fissuras à medida que o continente se esticava e afinava como massa de pizza“, explicou Nick Mortimer, o autor principal.

Wanda Stratfor, coautora, acrescentou que “até agora, o papel do magma na desagregação do Gondwana tem sido subestimado. Agora podemos ver que estas lavas cobrem uma área de 250 000 km2 em todo o continente — aproximadamente o tamanho da própria Nova Zelândia“.

Através da datação e análise química, o mapa completo também revelou uma imagem completa de outra parte fundamental da história da Zelândia — a sua espinha dorsal de granito com 4000 quilómetros de comprimentos — chamada de Batólito Mediano. Acredita-se que a faixa transcontinental de granito tenha entre 250 e 100 milhões de anos.

Quanto ao que se segue para a Zelândia, Mortimer tem algumas ideias. “Embora o continente seja o primeiro a ser completamente cartografado até às suas margens submarinas, ainda há muito por explorar e descobrir. Não só o ‘onde’, mas também ‘quando’, ‘como’ e ‘porque’ ocorreram os principais eventos geológicos que moldaram o nosso continente”.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.