Chegou o primeiro “computador biológico”. Usa células cerebrais humanas

Cortical Labs

Computador biológico da Cortical Labs

É um computador novo e “esquisito”. A primeira “Inteligência Biológica Sintética” do mundo é executada em células humanas vivas.

A empresa em causa assegura que é o primeiro computador biológico disponível no mercado.

É o “o primeiro computador biológico do mundo com código implementável”.

Os australianos da Cortical Labs lançaram o dispositivo CL1, que consegue executar código em células cerebrais humanas vivas. Ou seja, a primeira “Inteligência Biológica Sintética” do mundo é executada em células humanas vivas.

O dispositivo – que o Futurism descreve como “computador novo e esquisito” – utiliza neurónios cultivados em laboratório num meio nutritivo e integrados com chips de silício para realizar cálculos. Tem o tamanho de uma caixa de sapatos.

O CL1 combina componentes biológicos e electrónicos para criar uma nova forma de “IA biológica”, assinala o New Atlas.

Ao contrário dos modelos tradicionais de inteligência artificial, que se baseiam em redes neuronais digitais, a abordagem da Cortical Labs utiliza neurónios humanos reais.

Estes neurónios conseguem aprender através da interação – e a empresa já ensinou, com sucesso, uma cultura de células cerebrais a jogar jogos de vídeo.

O CL1 desenvolve esse trabalho, permitindo que o código seja executado diretamente nos neurónios vivos para realizar tarefas que exigem adaptabilidade e respostas subtis.

Os responsáveis acreditam que esta tecnologia pode revolucionar os testes de medicamentos e a investigação neurológica, ao oferecer um modelo mais preciso do cérebro humano do que os métodos tradicionais ou os testes em animais.

Até porque a grande maioria dos medicamentos para doenças neurológicas e psiquiátricas falha nos ensaios clínicos – e este sistema promete ajudar a colmatar essa lacuna.

Também se destaca a eficiência energética dos neurónios, que consomem apenas alguns watts — muito menos do que os processadores de IA convencionais.

A partir de Junho a novidade vai estar disponível no mercado: vai custar 32 mil euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.