O primeiro buraco negro registado em fotografia já tem nome

EHT Collaboration

A primeira fotografia de um buraco negro.

O primeiro buraco negro da história a ser fotografado, localizado no centro da galáxia Messier 87 (M87), a cerca de 55 milhões de anos-luz da Terra, já tem nome: foi batizado de Powehi.

A palavra – que tem raízes em “Kumulipo”, o poema épico da antiga religião havaiana – significa “a obscura fonte embelezada da criação infinita” e foi proposta pelo professor de línguas da Universidade do Havaí em Hilo, nos Estados Unidos, Larry Kimura.

Em comunicado, a instituição explica que o objeto espacial foi batizado com um nome havaiano porque dois dos telescópios que foram utilizados para a descoberta localizam-se no território deste estado norte-americano.

“Ter o privilégio de dar um nome havaiano à primeira confirmação científica de um buraco negro é muito importante para mim e para a minha linhagem havaiana”, disse Kimura.

A primeira fotografia de um buraco negro, apresentada esta quarta-feira graças a oito telescópios do Event Horizon Telescope (EHT), é considerada um “marco na Astronomia“. “Vimos o que pensávamos não ser visível, vimos e fotografamos um buraco negro”, anunciou o líder do projeto do EHT, Sheperd Doeleman.

“Estamos a dar à humanidade o primeiro vislumbre de um buraco negro: uma porta única para fora do nosso Universo”, acrescentou Sheperd Doeleman. “Este é um marco na Astronomia, um feito científico sem precedentes levado a cabo por uma equipa [constituída] por mais de 200 cientistas”, frisou.

Katie Bouman, o “cérebro” por detrás do algoritmo

O marco na Astronomia foi conseguido graças ao trabalho de uma investigadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que desenvolveu um algoritmo para “ver o invisível”. “Há 3 anos, a estudante de pós-graduação Katie Bouman liderou a criação de um novo algoritmo para produzir a primeira imagem de um buraco negro. Hoje a imagem foi divulgada”, escreveu o MIT na sua conta de Twitter.

Em 2016, ao descrever o projeto em que trabalhava, Bouman disse que, para alcançar este feito, era necessário um “telescópio do tamanho da Terra”. Contudo, os especialistas conseguiram capturar o objeto espacial recolhendo dados dos radiotelescópios encontrados em todo o planeta e juntando-o posteriormente numa imagem conjunta utilizando para isso o algoritmo desenvolvido por Bouman.

Além de ser a autora do algoritmo, o cientista também realizou uma série de testes para confirmar que a fotografia não foi resultado de falha técnica, nota o britânico The Guardian.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …