Ai-Da Robot, o primeiro robô humanoide ultra-realista do mundo, inaugurou recentemente a sua primeira exposição individual no espaço Concilio Europeo Dell’Arte da Galeria InParadiso.
Intitulada Leaping Into The Metaverse, a exposição explora a interface entre a experiência humana e a tecnologia da IA.
De acordo com a Creative Boom, a Leaping Into The Metaverse durará até dia 3 de Julho de 2022.
A exposição baseia-se nos conceitos de Purgatório e Inferno de Dante para explorar o futuro da humanidade num mundo onde a tecnologia da Inteligência Artificial (IA) continua a invadir a vida quotidiana (humana).
Leaping Into The Metaverse mostra também o mais recente desenvolvimento do inovador robô Ai-Da — um novo braço de pintura vanguardista que permite ao robô pintar na vida real da mesma forma que um artista humano.
“Este é um momento importante para a arte IA. Os trabalhos da Ai-Da levantam questões sobre se os robôs podem ser genuinamente criativos”, diz Priya Khanchandani, Curadora do Museu de Design de Londres.
Uma das peças centrais mais espantosas da exposição é uma série de quatro retratos pintados por Ai-Da Robot. Originalmente estreadas na 59ª Exposição Internacional de Arte na La Biennale di Venezia.
Graças à ajuda de algoritmos avançados de IA e robótica, este novo braço permite ao Ai-Da Robot pintar um quadro de uma forma semelhante à de um artista humano.
A pintura aplicada é estratificada de uma forma quase pixelizada, mas os efeitos globais são um impressionante salto em frente tanto para o mundo da arte como para o mundo da tecnologia.