Primeiro alerta em Notre-Dame terá falhado por erro humano

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

O primeiro alerta do incêndio no telhado da Catedral de Notre-Dame, em Paris, no último dia 15, não foi identificado devido a um “erro humano”, segundo informações da televisão francesa BFM TV, que detalha que a pessoa responsável verificou o alarme no local errado.

Segundo a BFM TV, o primeiro alarme soou às 18h20 (hora local), e um funcionário da empresa de segurança verificou o alerta, sem encontrar nada. O segundo alarme tocou vinte minutos mais tarde, mas o fogo já se tinha espalhado e era tarde demais para conter o seu avanço pelo telhado e pináculo, que ficaram reduzidas a cinzas, apesar dos esforços dos bombeiros.

De acordo com a emissora francesa, os investigadores verificaram que o sistema de alarme funcionou sem problemas, mas uma falha humana impediu que no alarme inicial tivesse sido imediatamente reconhecido o perigo.

Os peritos tentam agora verificar se o computador indicou o alerta no local errado, se houve uma falha de comunicação ou se a pessoa não compreendeu a mensagem, embora a empresa de segurança defenda que o seu funcionário apenas seguiu as indicações do sistema.

“Teríamos ganho meia hora, o que é muito tempo. Poderíamos seguramente ter salvo o pináculo”, disse à BFM TV o conservador geral de Património da catedral parisiense, Jacques Pérot.

Às 18h51 (hora local), os agentes de segurança alertaram os bombeiros, que chegaram ao local em cerca de dez minutos. No entanto, algumas das bocas de incêndio disponíveis tinham pouca força para combater um incêndio que já tinha grandes proporções.

A instalação anti-incêndios estava projetada para apagar um incêndio no início, mas com os atrasos ocorridos na localização do mesmo, o fogo tornou-se demasiado forte.

Os investigadores determinaram que os sinos do pináculo soaram no dia do incêndio às 18h04 locais para o início da missa prevista para essa hora. Doze minutos mais tarde, houve o primeiro alerta de detecção de fumo no posto de segurança da catedral, e cinco minutos depois soou o primeiro alarme de incêndio.

Nesse momento, foi iniciada a evacuação dos fiéis, mas como os dois oficiais de segurança enviados a verificar as chamas não as encontraram, pensaram que era um falso alarme e pediram que os fiéis continuassem na catedral.

Beatas nos andaimes onde começou incêndio

A polícia francesa encontrou sete beatas de cigarros nos andaimes das obras de restauro onde começou o incêndio que devastou parte da Catedral de Notre-Dama de Paris no último dia 15, revelou o jornal Le Canard Enchaîné na sua edição desta quarta-feira.

Alguns dos operários que trabalhavam na restauração do pináculo da catedral admitiram aos investigadores que, ignorando ordens de segurança, fumavam nos andaimes, acrescentou a publicação. Apesar disso, diz o jornal, os investigadores estão a trabalhar mais a hipótese de que o incêndio tenha começado devido a um curto-circuito.

Nesse sentido, foram apontadas diversas irregularidades nas instalações elétricas, especificamente nos cabos que alimentavam dois conjuntos de sinos instalados no pináculo, que percorriam uma viga de madeira no telhado da catedral.

Esse dispositivo foi autorizado, provisoriamente, em 2012, a pedido dos clérigos da catedral, durante as obras de restauração dos campanários principais, para eletrificar esses sinos enquanto os originais estivessem a restaurar. No entanto, diz o Le Canard, este dispositivo nunca foi substituído, e continuava ser utilizado, tendo sido instalado sobre ele o andaime para a restauração do pináculo.

ZAP // EFE / BFM TV

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os peritos tentam agora verificar se o computador indicou o alerta no local errado”
    Então se tentam verificar é pq ainda não se sabe ao certo se foi falha humana, mas no titulo na noticia o ZAP dá como certo que é falha Humana, em que é que ficamos?

RESPONDER

O PSD ultrapassou o PCP e tornou-se no partido mais rico em imóveis

O PSD ultrapassou o PCP, sendo agora o partido português mais rico em imóveis. Os ativos fixos tangíveis - que inclui imóveis, automóveis e outros bens - dos sociais-democratas aumentaram mais de quatro vezes entre …

Mais cinco minutos? Adiar o despertador não é uma boa ideia

Mais cinco minutos na cama ou acordar mal toque o despertador? Apesar de esse cochilo parecer inofensivo, a verdade é que adiar o despertador não é uma boa ideia. Se faz parte da equipa dos mais …

Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual. Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não …

Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez …

Asteróide do tamanho da Torre Eiffel vai passar pela Terra. É a segunda maior aproximação em 120 anos

Na segunda-feira, dia de S. João no Porto, um asteróide muito grande - que pode ser tão grande como a Torre Eiffel - vai passar pela Terra a mais de 45 mil quilómetros por hora. O …

As eleições foram repetidas em Istambul. Erdogan voltou a perder (e por mais)

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou hoje de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 …

No Azerbaijão, há chamas que ardem há quatro mil anos

Chamas altas dançam sem descanso num trecho de 10 metros de encosta. É o Yanar Dag - que significa "montanha em chamas" - na Península Absheron, no Azerbaijão. "Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou", …

A lendária Cidade Perdida do Deus Macaco é um refúgio de espécies "extintas"

A Cidade Branca, imponente sítio arqueológico detetado em 2012 nas selvas das Honduras, é também um "ecossistema prístino e próspero, cheio de espécies raras e únicas". A ONG americana Conservation International chegou a essa conclusão depois …

As mulheres têm mais doenças autoimunes do que os homens. A culpa pode ser da placenta

A hipótese da compensação da gravidez mostra que a evolução pode ter tido um papel importante no sistema imunológico das mulheres. Há cerca de 65 milhões de aos, depois da época dos dinossauros, surgiu o primeiro …

Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica). Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena …