Primeiro alerta em Notre-Dame terá falhado por erro humano

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

O primeiro alerta do incêndio no telhado da Catedral de Notre-Dame, em Paris, no último dia 15, não foi identificado devido a um “erro humano”, segundo informações da televisão francesa BFM TV, que detalha que a pessoa responsável verificou o alarme no local errado.

Segundo a BFM TV, o primeiro alarme soou às 18h20 (hora local), e um funcionário da empresa de segurança verificou o alerta, sem encontrar nada. O segundo alarme tocou vinte minutos mais tarde, mas o fogo já se tinha espalhado e era tarde demais para conter o seu avanço pelo telhado e pináculo, que ficaram reduzidas a cinzas, apesar dos esforços dos bombeiros.

De acordo com a emissora francesa, os investigadores verificaram que o sistema de alarme funcionou sem problemas, mas uma falha humana impediu que no alarme inicial tivesse sido imediatamente reconhecido o perigo.

Os peritos tentam agora verificar se o computador indicou o alerta no local errado, se houve uma falha de comunicação ou se a pessoa não compreendeu a mensagem, embora a empresa de segurança defenda que o seu funcionário apenas seguiu as indicações do sistema.

“Teríamos ganho meia hora, o que é muito tempo. Poderíamos seguramente ter salvo o pináculo”, disse à BFM TV o conservador geral de Património da catedral parisiense, Jacques Pérot.

Às 18h51 (hora local), os agentes de segurança alertaram os bombeiros, que chegaram ao local em cerca de dez minutos. No entanto, algumas das bocas de incêndio disponíveis tinham pouca força para combater um incêndio que já tinha grandes proporções.

A instalação anti-incêndios estava projetada para apagar um incêndio no início, mas com os atrasos ocorridos na localização do mesmo, o fogo tornou-se demasiado forte.

Os investigadores determinaram que os sinos do pináculo soaram no dia do incêndio às 18h04 locais para o início da missa prevista para essa hora. Doze minutos mais tarde, houve o primeiro alerta de detecção de fumo no posto de segurança da catedral, e cinco minutos depois soou o primeiro alarme de incêndio.

Nesse momento, foi iniciada a evacuação dos fiéis, mas como os dois oficiais de segurança enviados a verificar as chamas não as encontraram, pensaram que era um falso alarme e pediram que os fiéis continuassem na catedral.

Beatas nos andaimes onde começou incêndio

A polícia francesa encontrou sete beatas de cigarros nos andaimes das obras de restauro onde começou o incêndio que devastou parte da Catedral de Notre-Dama de Paris no último dia 15, revelou o jornal Le Canard Enchaîné na sua edição desta quarta-feira.

Alguns dos operários que trabalhavam na restauração do pináculo da catedral admitiram aos investigadores que, ignorando ordens de segurança, fumavam nos andaimes, acrescentou a publicação. Apesar disso, diz o jornal, os investigadores estão a trabalhar mais a hipótese de que o incêndio tenha começado devido a um curto-circuito.

Nesse sentido, foram apontadas diversas irregularidades nas instalações elétricas, especificamente nos cabos que alimentavam dois conjuntos de sinos instalados no pináculo, que percorriam uma viga de madeira no telhado da catedral.

Esse dispositivo foi autorizado, provisoriamente, em 2012, a pedido dos clérigos da catedral, durante as obras de restauração dos campanários principais, para eletrificar esses sinos enquanto os originais estivessem a restaurar. No entanto, diz o Le Canard, este dispositivo nunca foi substituído, e continuava ser utilizado, tendo sido instalado sobre ele o andaime para a restauração do pináculo.

ZAP // EFE / BFM TV

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os peritos tentam agora verificar se o computador indicou o alerta no local errado”
    Então se tentam verificar é pq ainda não se sabe ao certo se foi falha humana, mas no titulo na noticia o ZAP dá como certo que é falha Humana, em que é que ficamos?

RESPONDER

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …