Primeiro alerta em Notre-Dame terá falhado por erro humano

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

O primeiro alerta do incêndio no telhado da Catedral de Notre-Dame, em Paris, no último dia 15, não foi identificado devido a um “erro humano”, segundo informações da televisão francesa BFM TV, que detalha que a pessoa responsável verificou o alarme no local errado.

Segundo a BFM TV, o primeiro alarme soou às 18h20 (hora local), e um funcionário da empresa de segurança verificou o alerta, sem encontrar nada. O segundo alarme tocou vinte minutos mais tarde, mas o fogo já se tinha espalhado e era tarde demais para conter o seu avanço pelo telhado e pináculo, que ficaram reduzidas a cinzas, apesar dos esforços dos bombeiros.

De acordo com a emissora francesa, os investigadores verificaram que o sistema de alarme funcionou sem problemas, mas uma falha humana impediu que no alarme inicial tivesse sido imediatamente reconhecido o perigo.

Os peritos tentam agora verificar se o computador indicou o alerta no local errado, se houve uma falha de comunicação ou se a pessoa não compreendeu a mensagem, embora a empresa de segurança defenda que o seu funcionário apenas seguiu as indicações do sistema.

“Teríamos ganho meia hora, o que é muito tempo. Poderíamos seguramente ter salvo o pináculo”, disse à BFM TV o conservador geral de Património da catedral parisiense, Jacques Pérot.

Às 18h51 (hora local), os agentes de segurança alertaram os bombeiros, que chegaram ao local em cerca de dez minutos. No entanto, algumas das bocas de incêndio disponíveis tinham pouca força para combater um incêndio que já tinha grandes proporções.

A instalação anti-incêndios estava projetada para apagar um incêndio no início, mas com os atrasos ocorridos na localização do mesmo, o fogo tornou-se demasiado forte.

Os investigadores determinaram que os sinos do pináculo soaram no dia do incêndio às 18h04 locais para o início da missa prevista para essa hora. Doze minutos mais tarde, houve o primeiro alerta de detecção de fumo no posto de segurança da catedral, e cinco minutos depois soou o primeiro alarme de incêndio.

Nesse momento, foi iniciada a evacuação dos fiéis, mas como os dois oficiais de segurança enviados a verificar as chamas não as encontraram, pensaram que era um falso alarme e pediram que os fiéis continuassem na catedral.

Beatas nos andaimes onde começou incêndio

A polícia francesa encontrou sete beatas de cigarros nos andaimes das obras de restauro onde começou o incêndio que devastou parte da Catedral de Notre-Dama de Paris no último dia 15, revelou o jornal Le Canard Enchaîné na sua edição desta quarta-feira.

Alguns dos operários que trabalhavam na restauração do pináculo da catedral admitiram aos investigadores que, ignorando ordens de segurança, fumavam nos andaimes, acrescentou a publicação. Apesar disso, diz o jornal, os investigadores estão a trabalhar mais a hipótese de que o incêndio tenha começado devido a um curto-circuito.

Nesse sentido, foram apontadas diversas irregularidades nas instalações elétricas, especificamente nos cabos que alimentavam dois conjuntos de sinos instalados no pináculo, que percorriam uma viga de madeira no telhado da catedral.

Esse dispositivo foi autorizado, provisoriamente, em 2012, a pedido dos clérigos da catedral, durante as obras de restauração dos campanários principais, para eletrificar esses sinos enquanto os originais estivessem a restaurar. No entanto, diz o Le Canard, este dispositivo nunca foi substituído, e continuava ser utilizado, tendo sido instalado sobre ele o andaime para a restauração do pináculo.

ZAP // EFE / BFM TV

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os peritos tentam agora verificar se o computador indicou o alerta no local errado”
    Então se tentam verificar é pq ainda não se sabe ao certo se foi falha humana, mas no titulo na noticia o ZAP dá como certo que é falha Humana, em que é que ficamos?

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …