/

Primeiro advogado robô do mundo vai fazer história e defender um cliente em tribunal

No próximo mês, será feita história numa audiência em tribunal em que um algoritmo vai aconselhar um cliente através de uns fones, num caso em que está em causa uma multa de excesso de velocidade. 

Há cada vez mais empregos a ser ameaçados pelos avanços tecnológicos — e os advogados podem ser as próximas vítimas. Um advogado de inteligência artificial está prestes a fazer história ao tornar-se o primeiro robô a defender um cliente em tribunal.

O robô vai dar indicações ao réu sobre como argumentar num caso sobre uma multa por excesso de velocidade. A sessão em tribunal está marcada para o próximo mês, relata o IFLScience.

Criado pela startup DoNotPay, o robô estará a ajudar o cliente através de um telemóvel e vai dar-lhe dicas através de uns fones. O réu prometeu que só vai dizer aquilo que a IA lhe sugere.

Este é o primeiro grande testes a que a tecnologia da DoNotPay será sujeita e a empresa já se comprometeu a cobrir o pagamento da multa caso o robô não consiga vencer o processo.

Os telemóveis e os fones geralmente não são permitidos nas salas de audiências, no estanto, a audição deste processo será feita numa localização especial que considera os fones como “auxiliares auditivos”, abrindo-se assim uma brecha que permite o uso do advogado robô.

A DoNotPay foi lançada em 2015 como uma startup focada no desenvolvimento de bots que ajudem os consumidores a não ter de pagar multas e comissões.

A tecnologia da empresa já foi usada anteriormente para ajudar um cliente a não ter de pagar uma comissão bancária de 16 dólares, recorrendo-se apenas a um chatbot de inteligência artificial. De acordo com a startup, os seus serviços já foram usados em três milhões de casos nos Estados Unidos e no Reino Unido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.