Primeira vítima portuguesa do “Baleia Azul” diz que entrou no jogo “por falta de carinho”

A primeira vítima portuguesa conhecida do “Baleia Azul” deu uma entrevista à RTP, onde explica o que a levou a atirar-se de um viaduto, em Albufeira, e alerta os mais jovens para os riscos deste jogo.

Irina Kornutyi, de 18 anos, explicou à RTP, numa entrevista exibida no programa “Sexta às 9”, que entrou neste jogo que incita ao suicídio “por falta de carinho”.

A jovem, filha de pais ucranianos imigrados em Portugal, saiu do Hospital de Faro há apenas dois dias, depois de ter estado internada com ferimentos diversos, após se ter atirado de um viaduto em Albufeira.

Irina diz que cumpriu apenas as três primeiras etapas do Baleia Azul, gravando com uma faca a palavra “sim” numa perna e a expressão “F57” na palma da mão, e vendo filmes de terror às 4:20 da manhã.

A jovem conta que, depois disso, quis sair do jogo, mas que o curador, um “brasileiro”, a ameaçou, revelando ter conhecimento dos seus contactos, da morada, do telefone e do nome dos pais.
O curador impôs-lhe então duas hipóteses: “ou continuo o jogo ou salto de um prédio”, conta Irina na RTP.”Eu decidi acabar com a minha vida porque tinha a auto-estima baixa, discussões com a minha mãe todos os dias, isolava-me, pensava que tinha perdido os meus amigos para sempre”, revela a jovem.

Irina contou ainda, na RTP que só enviou os vídeos das auto-mutilações ao curador do jogo, que encontrou numa rede social russa, e a um amigo ucraniano.

O programa “Sexta às 9” tinha falado, num episódio anterior, com um brasileiro que dizia fingir ser um curador para tentar demover os jovens do jogo. Irina diz agora, que esse brasileiro será o curador a quem enviou os seus vídeos.

Este homem, que nunca deu a cara, segundo Irina, apagou entretanto, todos os seus perfis da Internet, conforme avança a RTP.

“Eu sentia-me sozinha, parecia que na altura não tinha ninguém para conversar“, diz ainda a jovem sobre a forma como se envolveu no “Baleia Azul”.

Como recomendação aos pais de outros jovens, ela refere que devem “dar mais atenção e mais carinho aos filhos”. “Era uma coisa que eu gostava de ter”, lamenta Irina.

Jovem de 14 anos terá morrido por causa do jogo

Entretanto, o “Sexta às 9” apurou que a morte de uma jovem de 14 anos se suicidou na estação Braço de Prata, em Lisboa, no passado dia 15 de Maio, tendo sido colhida por um comboio, está relacionada com o “Baleia Azul”.

A tia da vítima, com quem a menor vivia, conta no programa que uma amiga da sobrinha lhe disse que ela andava a jogar o jogo.

A Comissão de Protecção de Menores estava a acompanhar a adolescente, a pedido da família, mas, mesmo assim, não foi possível evitar o pior cenário.

Também há adultos envolvidos no jogo

Entretanto, a GNR revela que já recebeu duas queixas de adultos e ainda 18 denúncias de familiares de adolescentes relacionadas com o “Baleia Azul”, aponta a TSF.

“Há 20 situações denunciadas por pais, familiares e pelos próprios atingidos”, revela à estação de rádio o Major Paulo Poiares, responsável pela área dos programas especiais da GNR, incluindo o Escola Segura.

O Major nota que são casos basicamente caracterizados por “auto-mutilações” e explica que as queixas são encaminhadas para a Polícia Judiciária. Mas a GNR tenta também “identificar o site, reencaminhar o jovem para o hospital e alertar a família”, nota Paulo Poiares na TSF.

O elemento da GNR aproveita para alertar que há outros jogos, além do “Baleia Azul”, disseminados entre os jovens através da Internet, que acarretam “especial risco” para a saúde”, citando os exemplos da asfixia, em que se fica sem respirar o maior tempo possível, e a “moda” de dar um soco no peito de alguém provocando-lhe o desmaio.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …