Primeira vítima portuguesa do “Baleia Azul” diz que entrou no jogo “por falta de carinho”

A primeira vítima portuguesa conhecida do “Baleia Azul” deu uma entrevista à RTP, onde explica o que a levou a atirar-se de um viaduto, em Albufeira, e alerta os mais jovens para os riscos deste jogo.

Irina Kornutyi, de 18 anos, explicou à RTP, numa entrevista exibida no programa “Sexta às 9”, que entrou neste jogo que incita ao suicídio “por falta de carinho”.

A jovem, filha de pais ucranianos imigrados em Portugal, saiu do Hospital de Faro há apenas dois dias, depois de ter estado internada com ferimentos diversos, após se ter atirado de um viaduto em Albufeira.

Irina diz que cumpriu apenas as três primeiras etapas do Baleia Azul, gravando com uma faca a palavra “sim” numa perna e a expressão “F57” na palma da mão, e vendo filmes de terror às 4:20 da manhã.

A jovem conta que, depois disso, quis sair do jogo, mas que o curador, um “brasileiro”, a ameaçou, revelando ter conhecimento dos seus contactos, da morada, do telefone e do nome dos pais.
O curador impôs-lhe então duas hipóteses: “ou continuo o jogo ou salto de um prédio”, conta Irina na RTP.”Eu decidi acabar com a minha vida porque tinha a auto-estima baixa, discussões com a minha mãe todos os dias, isolava-me, pensava que tinha perdido os meus amigos para sempre”, revela a jovem.

Irina contou ainda, na RTP que só enviou os vídeos das auto-mutilações ao curador do jogo, que encontrou numa rede social russa, e a um amigo ucraniano.

O programa “Sexta às 9” tinha falado, num episódio anterior, com um brasileiro que dizia fingir ser um curador para tentar demover os jovens do jogo. Irina diz agora, que esse brasileiro será o curador a quem enviou os seus vídeos.

Este homem, que nunca deu a cara, segundo Irina, apagou entretanto, todos os seus perfis da Internet, conforme avança a RTP.

“Eu sentia-me sozinha, parecia que na altura não tinha ninguém para conversar“, diz ainda a jovem sobre a forma como se envolveu no “Baleia Azul”.

Como recomendação aos pais de outros jovens, ela refere que devem “dar mais atenção e mais carinho aos filhos”. “Era uma coisa que eu gostava de ter”, lamenta Irina.

Jovem de 14 anos terá morrido por causa do jogo

Entretanto, o “Sexta às 9” apurou que a morte de uma jovem de 14 anos se suicidou na estação Braço de Prata, em Lisboa, no passado dia 15 de Maio, tendo sido colhida por um comboio, está relacionada com o “Baleia Azul”.

A tia da vítima, com quem a menor vivia, conta no programa que uma amiga da sobrinha lhe disse que ela andava a jogar o jogo.

A Comissão de Protecção de Menores estava a acompanhar a adolescente, a pedido da família, mas, mesmo assim, não foi possível evitar o pior cenário.

Também há adultos envolvidos no jogo

Entretanto, a GNR revela que já recebeu duas queixas de adultos e ainda 18 denúncias de familiares de adolescentes relacionadas com o “Baleia Azul”, aponta a TSF.

“Há 20 situações denunciadas por pais, familiares e pelos próprios atingidos”, revela à estação de rádio o Major Paulo Poiares, responsável pela área dos programas especiais da GNR, incluindo o Escola Segura.

O Major nota que são casos basicamente caracterizados por “auto-mutilações” e explica que as queixas são encaminhadas para a Polícia Judiciária. Mas a GNR tenta também “identificar o site, reencaminhar o jovem para o hospital e alertar a família”, nota Paulo Poiares na TSF.

O elemento da GNR aproveita para alertar que há outros jogos, além do “Baleia Azul”, disseminados entre os jovens através da Internet, que acarretam “especial risco” para a saúde”, citando os exemplos da asfixia, em que se fica sem respirar o maior tempo possível, e a “moda” de dar um soco no peito de alguém provocando-lhe o desmaio.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

A secretária de Estado da Justiça fala no "fenómeno" dos cidadãos que vão aos "mesmos serviços, à mesma hora" para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão. Os problemas de atendimento nos registos para tratar do …

EUA impõem duras sanções ao Irão. Zarif diz que estão "sedentos por uma guerra"

O Presidente dos EUA assinou esta segunda-feira um decreto que, referiu, impõe sanções "duras" dirigidas ao Guia Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, e círculo próximo, além de um reforço generalizado das medidas punitivas à …

Maternidade Alfredo da Costa só tem anestesistas para cinco dias de urgências em agosto

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) só tem anestesistas para cinco dias de urgências no mês de agosto, escreve o Público esta terça-feira.   De acordo com o matutino, que ouviu várias fontes, a Administração Regional …

Funcionários judiciais querem paralisar tribunais. Inspetores da PJ fazem ultimato

A paralisação de cinco dias alternados começa esta terça-feira e vai até 12 de julho. Os inspetoras da PJ dizem que também fazem greve se não obterem resposta da ministra até ao fim de semana. Esta …

Eduardo regressa ao Sporting de Braga

O guarda-redes é o novo reforço do Sporting de Braga, tendo assinado por duas temporadas, informou esta segunda-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Eduardo, que completa 37 anos em setembro, regressa assim ao …

Austronautas aterram no Cazaquistão após missão na Estação Orbital Internacional

Três astronautas regressaram à Terra, esta terça-feira, depois de uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A astronauta norte-americana Anne McClain, o russo Oleg Kononenko e o canadiano David Saint-Jacques pousaram …

IEFP paga até 6500 euros a emigrantes que regressem a Portugal

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem reservados 10 milhões de euros para os emigrantes ou luso-descendentes que queiram regressar a Portugal, podendo o apoio chegar a 6536,4 euros por família. Estão em …

Dois caças chocaram na Alemanha. Um dos pilotos morreu

Dois caças Eurofighters da Força Aérea Alemã chocaram na região do Meclenburgo-Pomerânia, no norte da Alemanha, esta segunda-feira. Um dos pilotos morreu. Os dois aparelhos, pertencentes às Forças Armadas alemãs, embateram junto ao lago Mueritz, perto …

Há 9 mil anos, Çatalhöyük já lidava com problemas urbanos do quotidiano

Há 9 mil anos atrás, Çatalhöyük era uma das maiores comunidades agrícolas do mundo e, segundo um estudo recente, já lidava com violência, problemas ambientais, doença infeciosas, entre outros. Uma equipa de arqueólogos a estudar as …

Ministra da Saúde assume necessidade de reforçar os meios do INEM

Marta Temido afirmou esta segunda-feira que não basta dizer que o INEM vai ter mais meios, sendo também importante investir na formação dos técnicos. A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta segunda-feira que o Governo …