Primeira vítima portuguesa do “Baleia Azul” diz que entrou no jogo “por falta de carinho”

A primeira vítima portuguesa conhecida do “Baleia Azul” deu uma entrevista à RTP, onde explica o que a levou a atirar-se de um viaduto, em Albufeira, e alerta os mais jovens para os riscos deste jogo.

Irina Kornutyi, de 18 anos, explicou à RTP, numa entrevista exibida no programa “Sexta às 9”, que entrou neste jogo que incita ao suicídio “por falta de carinho”.

A jovem, filha de pais ucranianos imigrados em Portugal, saiu do Hospital de Faro há apenas dois dias, depois de ter estado internada com ferimentos diversos, após se ter atirado de um viaduto em Albufeira.

Irina diz que cumpriu apenas as três primeiras etapas do Baleia Azul, gravando com uma faca a palavra “sim” numa perna e a expressão “F57” na palma da mão, e vendo filmes de terror às 4:20 da manhã.

A jovem conta que, depois disso, quis sair do jogo, mas que o curador, um “brasileiro”, a ameaçou, revelando ter conhecimento dos seus contactos, da morada, do telefone e do nome dos pais.
O curador impôs-lhe então duas hipóteses: “ou continuo o jogo ou salto de um prédio”, conta Irina na RTP.”Eu decidi acabar com a minha vida porque tinha a auto-estima baixa, discussões com a minha mãe todos os dias, isolava-me, pensava que tinha perdido os meus amigos para sempre”, revela a jovem.

Irina contou ainda, na RTP que só enviou os vídeos das auto-mutilações ao curador do jogo, que encontrou numa rede social russa, e a um amigo ucraniano.

O programa “Sexta às 9” tinha falado, num episódio anterior, com um brasileiro que dizia fingir ser um curador para tentar demover os jovens do jogo. Irina diz agora, que esse brasileiro será o curador a quem enviou os seus vídeos.

Este homem, que nunca deu a cara, segundo Irina, apagou entretanto, todos os seus perfis da Internet, conforme avança a RTP.

“Eu sentia-me sozinha, parecia que na altura não tinha ninguém para conversar“, diz ainda a jovem sobre a forma como se envolveu no “Baleia Azul”.

Como recomendação aos pais de outros jovens, ela refere que devem “dar mais atenção e mais carinho aos filhos”. “Era uma coisa que eu gostava de ter”, lamenta Irina.

Jovem de 14 anos terá morrido por causa do jogo

Entretanto, o “Sexta às 9” apurou que a morte de uma jovem de 14 anos se suicidou na estação Braço de Prata, em Lisboa, no passado dia 15 de Maio, tendo sido colhida por um comboio, está relacionada com o “Baleia Azul”.

A tia da vítima, com quem a menor vivia, conta no programa que uma amiga da sobrinha lhe disse que ela andava a jogar o jogo.

A Comissão de Protecção de Menores estava a acompanhar a adolescente, a pedido da família, mas, mesmo assim, não foi possível evitar o pior cenário.

Também há adultos envolvidos no jogo

Entretanto, a GNR revela que já recebeu duas queixas de adultos e ainda 18 denúncias de familiares de adolescentes relacionadas com o “Baleia Azul”, aponta a TSF.

“Há 20 situações denunciadas por pais, familiares e pelos próprios atingidos”, revela à estação de rádio o Major Paulo Poiares, responsável pela área dos programas especiais da GNR, incluindo o Escola Segura.

O Major nota que são casos basicamente caracterizados por “auto-mutilações” e explica que as queixas são encaminhadas para a Polícia Judiciária. Mas a GNR tenta também “identificar o site, reencaminhar o jovem para o hospital e alertar a família”, nota Paulo Poiares na TSF.

O elemento da GNR aproveita para alertar que há outros jogos, além do “Baleia Azul”, disseminados entre os jovens através da Internet, que acarretam “especial risco” para a saúde”, citando os exemplos da asfixia, em que se fica sem respirar o maior tempo possível, e a “moda” de dar um soco no peito de alguém provocando-lhe o desmaio.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …