Primeira viagem do Presidente Marcelo é ao Vaticano

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Vaticano e Espanha como destinos da sua primeira deslocação oficial, que se realizará já na próxima semana.

Fonte da Presidência da República confirmou que o novo chefe de Estado tem uma audiência com o Papa na manhã d0 dia 17 de março, quinta-feira, e à tarde irá encontrar-se e jantar com o rei de Espanha, Felipe VI, em Madrid.

A Rádio Renascença detalha que Marcelo terá um encontro com o Papa Francisco às 10h. Após a troca de presentes, habitual nas visitas oficiais de chefes de Estado à Santa Sé, o novo Presidente português vai reunir-se com o secretário de Estado e cardeal Pietro Parolin, o número dois da hierarquia da cidade-estado e com funções correspondentes às de um primeiro-ministro.

No Vaticano, Marcelo terá ainda um encontro com membros do clero português na cidade, e depois de um almoço privado na embaixada de Portugal na Santa Sé o novo Presidente segue para Madrid, onde jantará com Felipe VI, que esteve esta quarta-feira em Lisboa para as cerimónias de tomada de posse de Marcelo.

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, considerou “muito significativo” o gesto do Presidente da República.

Em declarações à TSF, o cardeal lembrou que foi a Santa Sé quem atribuiu a Portugal “uma espécie de certidão de nascimento”, pelo que Marcelo “começar o mandato retomando a antiga assinatura papal, é um retomar às origens e uma boa maneira de nos transportar para o futuro”.

A estreia do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 9 de março de 2006, tendo sido Espanha o destino escolhido, entre 25 e 27 de setembro.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Enfim…
      Se em pleno 2016, ainda há quem ache que os problemas do país/mundo se resolvem com rezas, nem sei o que dizer…
      Mas há palermas para tudo e o estado do mundo mostra isso mesmo!…

  1. Mau… não me agrada nada essa opção do Marcelo!!
    Mesmo sendo ele religioso, enquanto representante do povo português, devia afastar-se o máximo dessa máfia que é a igreja católica!!

  2. Mentira! Primeira viagem foi hoje. Ao Porto. E antes de tomar posse, já havia planeado mais banhocas-de-multidão…
    Quem o não conheça!

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …