Primeira viagem do Presidente Marcelo é ao Vaticano

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Vaticano e Espanha como destinos da sua primeira deslocação oficial, que se realizará já na próxima semana.

Fonte da Presidência da República confirmou que o novo chefe de Estado tem uma audiência com o Papa na manhã d0 dia 17 de março, quinta-feira, e à tarde irá encontrar-se e jantar com o rei de Espanha, Felipe VI, em Madrid.

A Rádio Renascença detalha que Marcelo terá um encontro com o Papa Francisco às 10h. Após a troca de presentes, habitual nas visitas oficiais de chefes de Estado à Santa Sé, o novo Presidente português vai reunir-se com o secretário de Estado e cardeal Pietro Parolin, o número dois da hierarquia da cidade-estado e com funções correspondentes às de um primeiro-ministro.

No Vaticano, Marcelo terá ainda um encontro com membros do clero português na cidade, e depois de um almoço privado na embaixada de Portugal na Santa Sé o novo Presidente segue para Madrid, onde jantará com Felipe VI, que esteve esta quarta-feira em Lisboa para as cerimónias de tomada de posse de Marcelo.

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, considerou “muito significativo” o gesto do Presidente da República.

Em declarações à TSF, o cardeal lembrou que foi a Santa Sé quem atribuiu a Portugal “uma espécie de certidão de nascimento”, pelo que Marcelo “começar o mandato retomando a antiga assinatura papal, é um retomar às origens e uma boa maneira de nos transportar para o futuro”.

A estreia do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 9 de março de 2006, tendo sido Espanha o destino escolhido, entre 25 e 27 de setembro.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Enfim…
      Se em pleno 2016, ainda há quem ache que os problemas do país/mundo se resolvem com rezas, nem sei o que dizer…
      Mas há palermas para tudo e o estado do mundo mostra isso mesmo!…

  1. Mau… não me agrada nada essa opção do Marcelo!!
    Mesmo sendo ele religioso, enquanto representante do povo português, devia afastar-se o máximo dessa máfia que é a igreja católica!!

  2. Mentira! Primeira viagem foi hoje. Ao Porto. E antes de tomar posse, já havia planeado mais banhocas-de-multidão…
    Quem o não conheça!

RESPONDER

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …