Primeira viagem do Presidente Marcelo é ao Vaticano

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Vaticano e Espanha como destinos da sua primeira deslocação oficial, que se realizará já na próxima semana.

Fonte da Presidência da República confirmou que o novo chefe de Estado tem uma audiência com o Papa na manhã d0 dia 17 de março, quinta-feira, e à tarde irá encontrar-se e jantar com o rei de Espanha, Felipe VI, em Madrid.

A Rádio Renascença detalha que Marcelo terá um encontro com o Papa Francisco às 10h. Após a troca de presentes, habitual nas visitas oficiais de chefes de Estado à Santa Sé, o novo Presidente português vai reunir-se com o secretário de Estado e cardeal Pietro Parolin, o número dois da hierarquia da cidade-estado e com funções correspondentes às de um primeiro-ministro.

No Vaticano, Marcelo terá ainda um encontro com membros do clero português na cidade, e depois de um almoço privado na embaixada de Portugal na Santa Sé o novo Presidente segue para Madrid, onde jantará com Felipe VI, que esteve esta quarta-feira em Lisboa para as cerimónias de tomada de posse de Marcelo.

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, considerou “muito significativo” o gesto do Presidente da República.

Em declarações à TSF, o cardeal lembrou que foi a Santa Sé quem atribuiu a Portugal “uma espécie de certidão de nascimento”, pelo que Marcelo “começar o mandato retomando a antiga assinatura papal, é um retomar às origens e uma boa maneira de nos transportar para o futuro”.

A estreia do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 9 de março de 2006, tendo sido Espanha o destino escolhido, entre 25 e 27 de setembro.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Enfim…
      Se em pleno 2016, ainda há quem ache que os problemas do país/mundo se resolvem com rezas, nem sei o que dizer…
      Mas há palermas para tudo e o estado do mundo mostra isso mesmo!…

  1. Mau… não me agrada nada essa opção do Marcelo!!
    Mesmo sendo ele religioso, enquanto representante do povo português, devia afastar-se o máximo dessa máfia que é a igreja católica!!

  2. Mentira! Primeira viagem foi hoje. Ao Porto. E antes de tomar posse, já havia planeado mais banhocas-de-multidão…
    Quem o não conheça!

RESPONDER

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …