Primeira viagem do Presidente Marcelo é ao Vaticano

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Vaticano e Espanha como destinos da sua primeira deslocação oficial, que se realizará já na próxima semana.

Fonte da Presidência da República confirmou que o novo chefe de Estado tem uma audiência com o Papa na manhã d0 dia 17 de março, quinta-feira, e à tarde irá encontrar-se e jantar com o rei de Espanha, Felipe VI, em Madrid.

A Rádio Renascença detalha que Marcelo terá um encontro com o Papa Francisco às 10h. Após a troca de presentes, habitual nas visitas oficiais de chefes de Estado à Santa Sé, o novo Presidente português vai reunir-se com o secretário de Estado e cardeal Pietro Parolin, o número dois da hierarquia da cidade-estado e com funções correspondentes às de um primeiro-ministro.

No Vaticano, Marcelo terá ainda um encontro com membros do clero português na cidade, e depois de um almoço privado na embaixada de Portugal na Santa Sé o novo Presidente segue para Madrid, onde jantará com Felipe VI, que esteve esta quarta-feira em Lisboa para as cerimónias de tomada de posse de Marcelo.

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, considerou “muito significativo” o gesto do Presidente da República.

Em declarações à TSF, o cardeal lembrou que foi a Santa Sé quem atribuiu a Portugal “uma espécie de certidão de nascimento”, pelo que Marcelo “começar o mandato retomando a antiga assinatura papal, é um retomar às origens e uma boa maneira de nos transportar para o futuro”.

A estreia do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 9 de março de 2006, tendo sido Espanha o destino escolhido, entre 25 e 27 de setembro.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Enfim…
      Se em pleno 2016, ainda há quem ache que os problemas do país/mundo se resolvem com rezas, nem sei o que dizer…
      Mas há palermas para tudo e o estado do mundo mostra isso mesmo!…

  1. Mau… não me agrada nada essa opção do Marcelo!!
    Mesmo sendo ele religioso, enquanto representante do povo português, devia afastar-se o máximo dessa máfia que é a igreja católica!!

  2. Mentira! Primeira viagem foi hoje. Ao Porto. E antes de tomar posse, já havia planeado mais banhocas-de-multidão…
    Quem o não conheça!

RESPONDER

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …