Pela primeira vez em duas décadas o Governo chinês assume controlo de um banco

Luong Thai Linh / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

O Governo de Xi Jinping decidiu na segunda-feira assumir o controlo do banco Baoshang Bank durante um ano. Tanto os reguladores da banca como o Banco da China concluíram que a instituição corria “sérios” riscos de crédito.

Esta é uma decisão rara na história mais recente da China no que toca ao controlo estatal direto do setor bancário. Segundo a Bloomberg, citada pelo Jornal de Negócios esta terça-feira, tal não acontecia há 20 anos.

O Baoshang era um banco que fazia parte do conglomerado financeiro Tomorrow Group de Xiao Jianhua, o qual está a ser investigado pelas autoridades chinesas.

A queda do banco está ligada a transações não identificadas, fora do circuito normal e legal, que alguns pequenos bancos chineses fazem para contornar as regras que os restringe de emprestar dinheiro a mutuários com fraca resiliência financeira, assim como para a evasão de capitais.

Teme-se agora que esta decisão do Governo chinês comece a preocupar os investidores sobre a verdadeira qualidade dos ativos dos credores.

Uma das consequências mais imediata foi o aumento da desconfiança entre bancos, tendo a taxa interbancária (à qual os bancos emprestam dinheiro entre si) subido para máximos de um mês. Além disso, o índice da banca chinesa na bolsa de Hong Kong desvalorizou para mínimos de quatro meses.

A S&P Global alertou na segunda-feira que a agressividade de alguns pequenos bancos chineses está “suscetível” a uma desaceleração económica, uma vez que a sua “capacidade de gerir o risco” não vai conseguir aguentar com o “ritmo de crescimento alucinante”.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.