/

Primeira moeda que brilha no escuro entra em circulação no Canadá

O Canadá vai celebrar os 150 anos da confederação com a emissão da primeira moeda que brilha no escuro. Conhecida como “toonie”, a moeda de dois dólares canadianos foi criada num concurso de design com mais de 10 mil inscrições.

A moeda, produzida pela Royal Canadian Mint, mostra duas pessoas a remar num barco com uma aurora boreal ao fundo. Durante o dia, a cena aparece em azul e verde e, no escuro, brilha.

O porta-voz da instituição, Alex Reeves, diz que a produção da primeira moeda do mundo que brilha no escuro tem como objetivo demonstrar “um pouco da inovação canadiana e o orgulho pelas comemorações dos 150 anos do país”.

“Queria escolher algo que fosse realmente maravilhoso. E acho que não há nada mais maravilhoso do que a aurora boreal canadiana”, afirmou o criador da moeda, Timothy Hsia.

Um em cada dez canadianos deverá conseguir encontrar a “toonie” em circulação, mas os restantes terão mesmo de comprar a versão para colecionador.

O país já tinha experimentado a técnica de brilho no escuro em 2012, com uma moeda de 25 centavos que exibia um esqueleto de dinossauro, mas que não chegou a entrar em circulação. A moeda teve, segundo a imprensa canadiana, uma tiragem de 25 mil impressões para coleccionadores, e cada uma foi vendida por cerca de 30 dólares canadianos.

ROYAL CANADIAN MINT

-

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.