Primeira moeda que brilha no escuro entra em circulação no Canadá

O Canadá vai celebrar os 150 anos da confederação com a emissão da primeira moeda que brilha no escuro. Conhecida como “toonie”, a moeda de dois dólares canadianos foi criada num concurso de design com mais de 10 mil inscrições.

A moeda, produzida pela Royal Canadian Mint, mostra duas pessoas a remar num barco com uma aurora boreal ao fundo. Durante o dia, a cena aparece em azul e verde e, no escuro, brilha.

O porta-voz da instituição, Alex Reeves, diz que a produção da primeira moeda do mundo que brilha no escuro tem como objetivo demonstrar “um pouco da inovação canadiana e o orgulho pelas comemorações dos 150 anos do país”.

“Queria escolher algo que fosse realmente maravilhoso. E acho que não há nada mais maravilhoso do que a aurora boreal canadiana”, afirmou o criador da moeda, Timothy Hsia.

Um em cada dez canadianos deverá conseguir encontrar a “toonie” em circulação, mas os restantes terão mesmo de comprar a versão para colecionador.

O país já tinha experimentado a técnica de brilho no escuro em 2012, com uma moeda de 25 centavos que exibia um esqueleto de dinossauro, mas que não chegou a entrar em circulação. A moeda teve, segundo a imprensa canadiana, uma tiragem de 25 mil impressões para coleccionadores, e cada uma foi vendida por cerca de 30 dólares canadianos.

ROYAL CANADIAN MINT

-

ZAP // BBC

RESPONDER

Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV. O Público avança que um dos …

Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha

A vice-presidente do Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas. "Carles Puigdemont …

Armamento roubado em Tancos encontrado na Chamusca

A Polícia Judiciária Militar informou, esta quarta-feira, que encontrou na zona da Chamusca, distrito de Santarém, o material de guerra roubado dos Paióis Nacionais de Tancos. Segundo o Público, a Polícia Judiciária Militar (PJM) fez uma …

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com …

Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores. A ligação entre o açúcar e …

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

António Costa aceitou esta quarta-feira a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Constança Urbano de Sousa apresentou na noite desta terça-feira a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota …

Os africanos tiveram antepassados de pele clara

Segundo um novo estudo, as teorias científicas que diziam que os hominídeos só começaram a ter pele clara quando saíram de África estão erradas. Uma equipa de geneticistas da Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, nos EUA, …

Misteriosos "portões" antigos descobertos na Arábia Saudita

A descoberta de 400 estruturas de pedra antigas, na Arábia Saudita, está a intrigar os arqueólogos que ainda não conseguiram determinar de quando datam, nem para que foram construídas ou que fim tiveram. Estas estruturas de …

Propulsor elétrico da NASA bate recordes e pode levar-nos a Marte

Um propulsor que está a ser desenvolvido para uma futura missão da NASA para Marte quebrou vários recordes durante os testes, sugerindo que a tecnologia está no caminho para levar os humanos ao planeta vermelho …

Marcelo dá "última oportunidade" a Costa (com peso na consciência e no mandato)

Naquele que já foi considerado o discurso mais duro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa ameaçou "usar todos os poderes" contra a "fragilidade do Estado". Em Oliveira do Hospital, local que escolheu para …