/

Vem aí a primeira licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa

Primeiro curso de MTC no ensino superior em Portugal será no Instituto Piaget. Arranca já em Outubro deste ano.

A primeira licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em Portugal vai arrancar já no próximo ano lectivo.

Esta estreia no ensino superior português será lecionada na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, em Almada.

A licenciatura em MTC terá a duração de quatro anos (8 semestres), conferindo 240 créditos ECTS.

O período de candidaturas já abriu. Há 30 vagas para o primeiro ano do curso, que começa em Outubro.

O curso foi recentemente acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior).

Em comunicado enviado ao ZAP, o instituto recorda que a MTC é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde pelas suas contribuições na prevenção e tratamento de doença, e promoção da saúde.

O Instituto Piaget conta com parcerias da ESMTC (Escola de Medicina Tradicional Chinesa) e da NJUCM (Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing), sediada na capital da província de Jiangsu, no leste da China.

“O objetivo geral deste novo ciclo de estudos no Instituto Piaget é proporcionar formação humana, técnica, científica e cultural ao nível da licenciatura na área de MTC, assente na prática baseada na evidência, com incidência na resolução dos problemas de saúde, na promoção de cuidados de saúde centrados no utente e na adoção de uma atitude profissional e ética responsável durante o exercício profissional”, explica Ana Varela, coordenadora da licenciatura.

“A Medicina Tradicional Chinesa é um método de cuidados de saúde abrangente e centrado numa visão holística da saúde e do ser humano”, continua Ana Varela.

A responsável reforça que a MTC “inclui nos seus recursos terapêuticos a Acupunctura, um método sofisticado de Fitoterapia, a massagem terapêutica Tuina, uma dietética própria e um sistema de exercícios de prevenção e de terapêutica baseados no movimento humano, o Chi Kung e o Tai chi”.

A Medicina Tradicional Chinesa era praticada em cerca de 100 países, antes da pandemia (últimos dados oficiais).

Em Portugal, a profissão de Especialista de Medicina Tradicional Chinesa está legalmente reconhecida e devidamente regulamentada enquanto profissão de saúde.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.