Descoberta a primeira cidade da Grã-Bretanha. Os seus habitantes terão construído Stonehenge

Apesar de ser um dos sítios arqueológicos mais icónicos do Reino Unido, Stonehenge continua a ser enigmático, uma vez que pouco se sabe sobre a sua origem.

No entanto, a descoberta de um assentamento ancestral a 1,5 quilómetros do monumento pré-histórico pode finalmente fornecer algumas respostas.

Conhecido como Blick Mead, o sítio arqueológico era anteriormente considerado uma vila romana relativamente insignificante, mas escavações recentes forneceram evidências de que pode ser de facto um assentamento neolítico. Os investigadores acreditam que pode ser a primeira cidade da Grã-Bretanha e que os seus habitantes provavelmente construíram Stonehenge.

David Jacques, que liderou o projeto de escavação, disse ao jornal britânico The Telegraph que “em Blick Mead, encontramos um monte de coisas. Até 2006, apenas tinham sido recuperadas 30 descobertas desse período e agora temos mais de 70 mil”.

 

Pensa-se que estes objetos – muitos dos quais são ferramentas de pedra – variam muito em idade, com os mais antigos datando de 10 mil anos. Isso sugere que Blick Mead foi habitado durante um período muito longo e, portanto, foi um assentamento permanente e não um campo transitório.

Esta descoberta pode remodelar a nossa compreensão da forma como as pessoas viviam durante a Idade da Pedra. “Estamos a falar de uma área muito pequena para a qual as pessoas vinham várias vezes e acho que provavelmente era algum tipo de assentamento permanente, por isso todas as nossas ideias de como caçadores-coletores se movimentavam em comunidades dispersas precisam de ser revistas” explicou Jacques.

Enquanto o local agora fique perto de uma pequena nascente, há vários milénios teria tido um rio, tornando-o um excelente local para um assentamento. Pensa-se que as planícies circundantes eram habitadas por enormes gado antigos, oferecendo muitas oportunidades de caça.

A descoberta de crânios e ossos no Stonehenge dá ainda maior peso à teoria de que os moradores de Blick Mead podem ter construído o famoso monumento. O gado era visto como sagrado, ao mesmo tempo que era uma fonte de alimento.

Em Blick Mead, os arqueólogos descobriram uma plataforma de nove metros, feita de sílex, que Jacques acredita que terão sido usadas para cerimónias religiosas.

Teorias sobre o propósito de Stonehenge são variadas. Alguns acreditam que era um templo druida, outros que era um local de coroação para a realeza nórdica. Outros consideram-no um antigo atlas astrológico usado para calcular o movimento de objetos celestes.

As últimas descobertas de Blick Mead serão apresentadas num novo documentário da National Geographic chamado Lost Cities.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …