Descoberta a primeira cidade da Grã-Bretanha. Os seus habitantes terão construído Stonehenge

Apesar de ser um dos sítios arqueológicos mais icónicos do Reino Unido, Stonehenge continua a ser enigmático, uma vez que pouco se sabe sobre a sua origem.

No entanto, a descoberta de um assentamento ancestral a 1,5 quilómetros do monumento pré-histórico pode finalmente fornecer algumas respostas.

Conhecido como Blick Mead, o sítio arqueológico era anteriormente considerado uma vila romana relativamente insignificante, mas escavações recentes forneceram evidências de que pode ser de facto um assentamento neolítico. Os investigadores acreditam que pode ser a primeira cidade da Grã-Bretanha e que os seus habitantes provavelmente construíram Stonehenge.

David Jacques, que liderou o projeto de escavação, disse ao jornal britânico The Telegraph que “em Blick Mead, encontramos um monte de coisas. Até 2006, apenas tinham sido recuperadas 30 descobertas desse período e agora temos mais de 70 mil”.

 

Pensa-se que estes objetos – muitos dos quais são ferramentas de pedra – variam muito em idade, com os mais antigos datando de 10 mil anos. Isso sugere que Blick Mead foi habitado durante um período muito longo e, portanto, foi um assentamento permanente e não um campo transitório.

Esta descoberta pode remodelar a nossa compreensão da forma como as pessoas viviam durante a Idade da Pedra. “Estamos a falar de uma área muito pequena para a qual as pessoas vinham várias vezes e acho que provavelmente era algum tipo de assentamento permanente, por isso todas as nossas ideias de como caçadores-coletores se movimentavam em comunidades dispersas precisam de ser revistas” explicou Jacques.

Enquanto o local agora fique perto de uma pequena nascente, há vários milénios teria tido um rio, tornando-o um excelente local para um assentamento. Pensa-se que as planícies circundantes eram habitadas por enormes gado antigos, oferecendo muitas oportunidades de caça.

A descoberta de crânios e ossos no Stonehenge dá ainda maior peso à teoria de que os moradores de Blick Mead podem ter construído o famoso monumento. O gado era visto como sagrado, ao mesmo tempo que era uma fonte de alimento.

Em Blick Mead, os arqueólogos descobriram uma plataforma de nove metros, feita de sílex, que Jacques acredita que terão sido usadas para cerimónias religiosas.

Teorias sobre o propósito de Stonehenge são variadas. Alguns acreditam que era um templo druida, outros que era um local de coroação para a realeza nórdica. Outros consideram-no um antigo atlas astrológico usado para calcular o movimento de objetos celestes.

As últimas descobertas de Blick Mead serão apresentadas num novo documentário da National Geographic chamado Lost Cities.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …