Descoberta a primeira cidade da Grã-Bretanha. Os seus habitantes terão construído Stonehenge

Apesar de ser um dos sítios arqueológicos mais icónicos do Reino Unido, Stonehenge continua a ser enigmático, uma vez que pouco se sabe sobre a sua origem.

No entanto, a descoberta de um assentamento ancestral a 1,5 quilómetros do monumento pré-histórico pode finalmente fornecer algumas respostas.

Conhecido como Blick Mead, o sítio arqueológico era anteriormente considerado uma vila romana relativamente insignificante, mas escavações recentes forneceram evidências de que pode ser de facto um assentamento neolítico. Os investigadores acreditam que pode ser a primeira cidade da Grã-Bretanha e que os seus habitantes provavelmente construíram Stonehenge.

David Jacques, que liderou o projeto de escavação, disse ao jornal britânico The Telegraph que “em Blick Mead, encontramos um monte de coisas. Até 2006, apenas tinham sido recuperadas 30 descobertas desse período e agora temos mais de 70 mil”.

 

Pensa-se que estes objetos – muitos dos quais são ferramentas de pedra – variam muito em idade, com os mais antigos datando de 10 mil anos. Isso sugere que Blick Mead foi habitado durante um período muito longo e, portanto, foi um assentamento permanente e não um campo transitório.

Esta descoberta pode remodelar a nossa compreensão da forma como as pessoas viviam durante a Idade da Pedra. “Estamos a falar de uma área muito pequena para a qual as pessoas vinham várias vezes e acho que provavelmente era algum tipo de assentamento permanente, por isso todas as nossas ideias de como caçadores-coletores se movimentavam em comunidades dispersas precisam de ser revistas” explicou Jacques.

Enquanto o local agora fique perto de uma pequena nascente, há vários milénios teria tido um rio, tornando-o um excelente local para um assentamento. Pensa-se que as planícies circundantes eram habitadas por enormes gado antigos, oferecendo muitas oportunidades de caça.

A descoberta de crânios e ossos no Stonehenge dá ainda maior peso à teoria de que os moradores de Blick Mead podem ter construído o famoso monumento. O gado era visto como sagrado, ao mesmo tempo que era uma fonte de alimento.

Em Blick Mead, os arqueólogos descobriram uma plataforma de nove metros, feita de sílex, que Jacques acredita que terão sido usadas para cerimónias religiosas.

Teorias sobre o propósito de Stonehenge são variadas. Alguns acreditam que era um templo druida, outros que era um local de coroação para a realeza nórdica. Outros consideram-no um antigo atlas astrológico usado para calcular o movimento de objetos celestes.

As últimas descobertas de Blick Mead serão apresentadas num novo documentário da National Geographic chamado Lost Cities.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …