/

Descoberta a primeira cidade da Grã-Bretanha. Os seus habitantes terão construído Stonehenge

Apesar de ser um dos sítios arqueológicos mais icónicos do Reino Unido, Stonehenge continua a ser enigmático, uma vez que pouco se sabe sobre a sua origem.

No entanto, a descoberta de um assentamento ancestral a 1,5 quilómetros do monumento pré-histórico pode finalmente fornecer algumas respostas.

Conhecido como Blick Mead, o sítio arqueológico era anteriormente considerado uma vila romana relativamente insignificante, mas escavações recentes forneceram evidências de que pode ser de facto um assentamento neolítico. Os investigadores acreditam que pode ser a primeira cidade da Grã-Bretanha e que os seus habitantes provavelmente construíram Stonehenge.

David Jacques, que liderou o projeto de escavação, disse ao jornal britânico The Telegraph que “em Blick Mead, encontramos um monte de coisas. Até 2006, apenas tinham sido recuperadas 30 descobertas desse período e agora temos mais de 70 mil”.

 

Pensa-se que estes objetos – muitos dos quais são ferramentas de pedra – variam muito em idade, com os mais antigos datando de 10 mil anos. Isso sugere que Blick Mead foi habitado durante um período muito longo e, portanto, foi um assentamento permanente e não um campo transitório.

Esta descoberta pode remodelar a nossa compreensão da forma como as pessoas viviam durante a Idade da Pedra. “Estamos a falar de uma área muito pequena para a qual as pessoas vinham várias vezes e acho que provavelmente era algum tipo de assentamento permanente, por isso todas as nossas ideias de como caçadores-coletores se movimentavam em comunidades dispersas precisam de ser revistas” explicou Jacques.

Enquanto o local agora fique perto de uma pequena nascente, há vários milénios teria tido um rio, tornando-o um excelente local para um assentamento. Pensa-se que as planícies circundantes eram habitadas por enormes gado antigos, oferecendo muitas oportunidades de caça.

A descoberta de crânios e ossos no Stonehenge dá ainda maior peso à teoria de que os moradores de Blick Mead podem ter construído o famoso monumento. O gado era visto como sagrado, ao mesmo tempo que era uma fonte de alimento.

Em Blick Mead, os arqueólogos descobriram uma plataforma de nove metros, feita de sílex, que Jacques acredita que terão sido usadas para cerimónias religiosas.

Teorias sobre o propósito de Stonehenge são variadas. Alguns acreditam que era um templo druida, outros que era um local de coroação para a realeza nórdica. Outros consideram-no um antigo atlas astrológico usado para calcular o movimento de objetos celestes.

As últimas descobertas de Blick Mead serão apresentadas num novo documentário da National Geographic chamado Lost Cities.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.