Stonehenge tinha um som (e já se sabe qual era)

Um modelo mais pequeno de Stonehenge foi construído para descobrir o que é que o visitantes ouviam no monumento há mais de quatro mil anos.

Os académicos da Universidade de Salford recriaram o antigo círculo para descobrir como o som se teria espalhado por todas as 157 pedras originais em 2.200 a.C. O modelo de escala foi feito usando impressão 3D e modelagem personalizada.

Trevor Cox, professor de engenharia acústica na instituição, disse que o modelo deu uma ideia “do que os nossos ancestrais teriam ouvido nos círculos de pedra”. “Agora sabemos que a voz teria sido reforçada por estar neste espaço“, acrescentou.

Os académicos trabalharam com o English Heritage usando scans a laser das pedras e pesquisas arquitetónicas para criar a forma e a posição das pedras numa câmara acústica. “Surpreendentemente, considerando que o henge não tem telhado e há muitos espaços entre as pedras, a acústica é mais como uma sala fechada do que um espaço ao ar livre“, disse ao The Guardian Cox, que liderou o projeto.

Mesmo que haja grandes lacunas entre as pedras “há uma sensação de estar numa sala”, segundo Cox. “Pensaria que o som simplesmente desapareceria para os céus, mas há suficientes pedras na horizontal para que o som fique a oscilar para frente e para trás. Acharíamos que tudo desapareceria, mas não. Os testes mostraram que a reverberação durou 0,6 segundo. Isso faz com que a voz soe mais poderosa“.

“Se falar num cinema, provavelmente é mais ou menos a acústica que estamos a receber”, disse Cox. “Se realizar uma cerimónia e tivesse muitas pessoas com quem conversar, fazê-lo fora das pedras seria muito mais difícil do que se fizesse dentro das pedras”.

Em 2012, uma equipa de académicos realizou as experiências acústicas usando uma reconstrução de betão em tamanho real do monumento em Maryhill, nos EUA. Cox disse, depois de comparar os resultados, que os cientistas estavam a receber “respostas semelhantes, exceto em frequências graves“.

“O problema com os outros modelos que temos é que as pedras não são exatamente da forma e tamanho, e como o som interage com as pedras depende criticamente das formas”, disse Cox. “Aqueles blocos em Maryhill são todos muito retangulares, enquanto o verdadeiro Stonehenge, são todos um pouco mais amorfos porque são feitos de pedras que foram cinzeladas manualmente.”

“Não sabemos exatamente para que Stonehenge foi usado, mas o que aconteceu em torno ou dentro dele terá envolvido o som e entender a acústica é uma parte vital da compreensão de Stonehenge”, disse.

Acredita-se que Stonehenge tenha sido construído em etapas, com diferentes tribos e culturas a desenvolver o monumento em diferentes épocas. Enquanto esta última investigação ajuda a trazer a antiga estrutura de volta à vida, ainda há muitas questões sobre o uso que o monumento tinha.

Teorias sobre o propósito de Stonehenge são variadas. Alguns acreditam que era um templo druida, outros que era um local de coroação para a realeza nórdica. Outros ainda consideram-no um antigo atlas astrológico usado para calcular o movimento de objetos celestes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …