Stonehenge tinha um som (e já se sabe qual era)

Um modelo mais pequeno de Stonehenge foi construído para descobrir o que é que o visitantes ouviam no monumento há mais de quatro mil anos.

Os académicos da Universidade de Salford recriaram o antigo círculo para descobrir como o som se teria espalhado por todas as 157 pedras originais em 2.200 a.C. O modelo de escala foi feito usando impressão 3D e modelagem personalizada.

Trevor Cox, professor de engenharia acústica na instituição, disse que o modelo deu uma ideia “do que os nossos ancestrais teriam ouvido nos círculos de pedra”. “Agora sabemos que a voz teria sido reforçada por estar neste espaço“, acrescentou.

Os académicos trabalharam com o English Heritage usando scans a laser das pedras e pesquisas arquitetónicas para criar a forma e a posição das pedras numa câmara acústica. “Surpreendentemente, considerando que o henge não tem telhado e há muitos espaços entre as pedras, a acústica é mais como uma sala fechada do que um espaço ao ar livre“, disse ao The Guardian Cox, que liderou o projeto.

Mesmo que haja grandes lacunas entre as pedras “há uma sensação de estar numa sala”, segundo Cox. “Pensaria que o som simplesmente desapareceria para os céus, mas há suficientes pedras na horizontal para que o som fique a oscilar para frente e para trás. Acharíamos que tudo desapareceria, mas não. Os testes mostraram que a reverberação durou 0,6 segundo. Isso faz com que a voz soe mais poderosa“.

“Se falar num cinema, provavelmente é mais ou menos a acústica que estamos a receber”, disse Cox. “Se realizar uma cerimónia e tivesse muitas pessoas com quem conversar, fazê-lo fora das pedras seria muito mais difícil do que se fizesse dentro das pedras”.

Em 2012, uma equipa de académicos realizou as experiências acústicas usando uma reconstrução de betão em tamanho real do monumento em Maryhill, nos EUA. Cox disse, depois de comparar os resultados, que os cientistas estavam a receber “respostas semelhantes, exceto em frequências graves“.

“O problema com os outros modelos que temos é que as pedras não são exatamente da forma e tamanho, e como o som interage com as pedras depende criticamente das formas”, disse Cox. “Aqueles blocos em Maryhill são todos muito retangulares, enquanto o verdadeiro Stonehenge, são todos um pouco mais amorfos porque são feitos de pedras que foram cinzeladas manualmente.”

“Não sabemos exatamente para que Stonehenge foi usado, mas o que aconteceu em torno ou dentro dele terá envolvido o som e entender a acústica é uma parte vital da compreensão de Stonehenge”, disse.

Acredita-se que Stonehenge tenha sido construído em etapas, com diferentes tribos e culturas a desenvolver o monumento em diferentes épocas. Enquanto esta última investigação ajuda a trazer a antiga estrutura de volta à vida, ainda há muitas questões sobre o uso que o monumento tinha.

Teorias sobre o propósito de Stonehenge são variadas. Alguns acreditam que era um templo druida, outros que era um local de coroação para a realeza nórdica. Outros ainda consideram-no um antigo atlas astrológico usado para calcular o movimento de objetos celestes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …