A primeira bomba atómica da história revela detalhes sobre a formação da Lua

Wikimedia

A Experiência "Trinity" foi o primeiro teste nuclear da história, conduzido pelos Estados Unidos da América em 16 de Julho de 1945

A Experiência “Trinity” foi o primeiro teste nuclear da história, conduzido pelos Estados Unidos da América em 16 de Julho de 1945

Um grupo de cientistas descobriu, inesperadamente, que as condições criadas pela primeira bomba nuclear da humanidade são notavelmente semelhantes ao processo químico que formou a Lua.

A Lua é nosso companheiro mais próximo no Universo mas, após séculos de investigação, os especialistas ainda não sabem os pormenores da sua criação.

Uma das teorias mais fortes sobre a formação da Lua é a que de que esta foi produzida depois de um pequeno planeta, chamado Theia, colidir com a Terra, há cerca de 4,5 mil milhões de anos atrás. No entanto, nunca foram encontradas provas concretas da existência do Theia.

Na tentativa de esclarecer este mistério, os cientistas analisaram o deserto do Novo México, onde ocorreu a primeira experiência nuclear, a 16 de julho de 1945.

A “Trinity” foi um teste de uma bomba de plutónio de implosão, o mesmo tipo de arma usada posteriormente em Nagasaki (Japão). A detonação foi equivalente à explosão de cerca de 20 quilotons de TNT e aumentou as temperaturas locais para mais de 8000 °C.

“É o mais perto que conseguimos chegar das condições que devem existir num corpo planetário no início do sistema solar. As experiências de laboratório mal conseguem atingir tal temperatura” disse James Day, do Instituto de Oceanografia da Califórnia, à ABC.

Segundo os especialistas, a explosão fez com que a areia do deserto derretesse e se transformasse numa espécie de vidro verde, que ficou conhecido como “trinitita”.

Wikimedia

O resíduo vítreo deixado no piso desértico após o teste da bomba nuclear Trinity

Trinitita é o resíduo vítreo deixado no piso desértico após o teste da bomba nuclear Trinity

Após a análise da composição da trinitita, os cientistas mediram a presença de certos elementos específicos nos cristais criados e conseguiram reconstruir a formação dos materiais radioativos, no momento da explosão.

James Day e a sua equipa concluíram que os cristais de trinitita encontrados mais próximas do epicentro eram pobres em elementos como o zinco, que se vaporiza a temperaturas mais elevadas.

Além disso, entre os átomos de zinco existentes, descobriram que aqueles que estavam mais próximos do epicentro eram ricos em isótopos – átomos com a mesma propriedade do zinco mas com um número de neutrões diferente.

“Os resultados mostram que a evaporação a altas temperaturas, semelhante ao que ocorre durante as fases iniciais da formação de um planeta, leva à perda de elementos voláteis. Isto era algo que suspeitávamos, mas não tínhamos provas suficientes para o confirmar”, adiantou Day.

De acordo com o estudo publicado na Science Advances, o impacto colossal entre a Terra e o planeta Theia terá produzido uma destruição inimaginável que aumentou a temperatura para níveis semelhantes aos causados pela primeira bomba atómica da história.

Aliás, os especialistas encontraram várias semelhanças entre as trinititas e as rochas lunares, como o facto de ambas serem pobres em elementos voláteis e conterem pouca água.

“Temos a vantagem de poder usar informações de um evento que mudou a história para o benefício da ciência, para dados científicos importantes”, destacou Day.

Graças à experiência nuclear “Trinity”, que é considerada como o marco do início da chamada Era Atómica, os cientistas conseguiram provas mais fortes sobre o que até agora era uma mera teoria sobre a formação da Lua.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …

Costa avisa: "A ideia de que as tragédias não se repetem é uma ideia falsa"

O primeiro-ministro fez, esta terça-feira, um veemente apelo à manutenção da disciplina individual para a contenção da covid-19, dizendo que Portugal não pode esquecer o que aconteceu no mês de janeiro. "Apelo ao sentido cívico de …

Marta Temido admite professores e funcionários prioritários na vacinação

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta terça-feira que "está a ser analisada" a possibilidade de vacinar os professores e funcionários de escolas no arranque do desconfinamento.  Esta terça-feira à noite, numa entrevista à SIC, …

Explosão em centro de testes nos Países Baixos. Polícia suspeita que tenha sido "intencional"

O centro regional de testes do conselho de saúde em Bovenkarspel, nos Países Baixos, foi atingido por uma explosão na manhã desta quarta-feira. De acordo com os media locais, que citam a polícia holandesa, a explosão …