/

A primeira bolsa de valores de criptomoedas pode nascer já aqui ao lado

1

A primeira bolsa de valores do mundo a negociar com criptomoedas pode estar prestes a nascer já aqui ao lado, em Gibraltar.

A Valereum anunciou planos para comprar uma participação de 80% na Bolsa de Valores de Gibraltar (GSX, na sigla em inglês), para criar uma bolsa integrada onde ações convencionais e produtos financeiros poderiam ser negociados através de criptomoedas.

Se o regulador financeiro de Gibraltar aprovar o acordo, esta será a primeira bolsa de valores deste tipo, escreve a Wired.

O CEO da Valereum, o britânico Richard O’Dell Poulden, diz que a sua ideia potencialmente ajudaria os milionários de criptomoedas a extrair mais dinheiro das suas tokens.

Gibraltar é um pequeno território ultramarino britânico e é conhecido como um paraíso fiscal devido aos seus benefícios para empresas não residentes. Embora seja um território relativamente pequeno, tem vários benefícios financeiros exclusivos para indivíduos e empresas.

Poulden diz que permitir transações financeiras em criptomoedas resolverá um grande problema para pessoas que têm grandes carteiras, mas têm dificuldades em monetizá-las. Custos como taxas de transação e impostos muitas vezes limitam o aproveitamento de uma carteira, por exemplo.

A bolsa funcionaria como uma bolsa de valores normal, com a única exceção de que as negociações podem ser pagas em criptomoedas.

As ações compradas com as criptomoedas poderiam ser usadas como garantia para outras atividades financeiras, como empréstimos bancários, exemplifica a Wired.

“A última coisa que [os detentores de Bitcoin] querem é vender, porque se venderem a criptomoeda, terão uma enorme conta de impostos”, diz o diretor executivo da Valereum, Patrick Lyle Young. “Se gastam a criptomoeda para comprar outro ativo em criptomoeda, não têm esse passivo fiscal”.

Inicialmente, Bitcoin, Dogecoin, Cardano, Ethereum e Tether eram as criptomoedas mencionadas por Poulden, embora Young garante que a lista ainda está a ser afinada.

Daniel Costa, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.