/

Peso-pesado das criptomoedas vai abrir escritório em Braga (e está a contratar)

3

A n.exchange é uma plataforma de compra e venda de criptomoedas que vai abrir escritório em Braga. A empresa espera criar 12 a 15 empregos de engenharia.

Oleg Belousov é de Londres, mas há seis meses que escolheu Lisboa para viver. Há cinco anos criou a n.exchange, empresa que permite às pessoas comprar e vender criptomoedas facilmente, usando um cartão de crédito ou uma conta bancária. A empresa nasceu com um ênfase na construção de uma relação de confiança e transparência com a sua base de utilizadores.

Agora, a n.exchange prepara-se para abrir um novo escritório em Braga. Já comprar um edifício em Maximinos e estão à procura de profissionais de excelência. “Na nossa indústria, o mais importante é qualidade”, começou por dizer Oleg em entrevista ao ZAP, na Web Summit.

Portugal não era a opção mais barata, mas era a melhor alternativa em “fornecer engenharia de alta qualidade por um preço razoável”. Paralelamente, a empresa tem já laços com a comunidade e com a Universidade do Minho. A cereja no topo do bolo é a baixa taxação de Bitcoin em Portugal, que torna o nosso país apelativo a este setor.

“Procuramos missionários, não mercenários”, atirou Oleg. A n.exchange planeia vir a ter entre 50 e 60 empregados neste novo escritório de 135 metros quadrados em Braga. A empresa está atualmente a contratar pessoal para várias áreas, com destaque para as funções mais técnicas, como programadores JavaScript ou Python.

“Inicialmente vamos investir um milhão de euros, criando basicamente 12 a 15 empregos de engenharia”, precisou o fundador da empresa.

Oleg preza pela um ambiente de trabalho saudável e é por isso que não quer “grandes open spaces, onde as pessoas se distraem e não têm privacidade”. Pelo contrário, prefere “gastar mais e ter menos capacidade no mesmo espaço”, mas proporcionar uma melhor experiência de trabalho.

As regalias para os trabalhadores são tentadoras: seguro de saúde privado, duas refeições por dia pagas e subscrição de ginásio. Quanto às férias, a empresa dá 25 dias, mas “se precisares de tirar mais uma semana ou duas, ninguém te mata”. A empresa também faz pontes quando há um feriado a uma terça ou quinta-feira.

As criptomoeadas estão cada vez mais na moda e milhares de pessoas todos os dias investem nelas. A ideia de ficar rico de uma dia para o outro é o que leva muitas pessoas a entrar neste mundo. Basta olhar para recente sensação do mercado, a Shiba Inu (SHIB). Recentemente, um investidor comprou o equivalente a 8 mil dólares em SHIB em agosto do ano passado e não mexeu no seu investimento durante mais de 200 dias. Agora, as 70 biliões de moedas têm um valor que oscila entre 5 e 6 mil milhões de dólares.

Questionado se as pessoas devem investir em moedas como a Shiba Inu, Oleg respondeu: “O que é achas das pessoas que compram raspadinhas? Se comprares um euro, é normal; mas se comprares 1.000 euros, não é. É uma raspadinha de criptomoedas”.

A n.exchange é uma das empresas mais antigas no mercado. Oleg diz que a sua empresa destaque-se das restantes por oferecer apoio ao cliente 24/7, com um tempo estimado de espera de apenas cinco minutos. Os problemas técnicos também são praticamente sempre resolvidos no próprio dia. Além disso, a plataforma não tem custódia, o que significa que não detém o dinheiro de ninguém e, desta forma, não podem ser pirateados. Uma plataforma sem custódia significa que os utilizadores têm controlo total sobre os seus fundos e sobre a palavra-passe associada.

E num mercado em que envolve muito dinheiro, a segurança é uma característica chave.

“Um dos princípios básicos de nossa empresa é que não estamos dispostos a facilitar nenhuma fraude. Se uma pessoa compra por um valor significativo — um valor que pode mudar vidas — ou é um cidadão idoso, ou qualquer pessoa que suspeitamos vir de uma situação socioeconómica difícil, ligamos via Skype para falar cara a cara. Somos uma das empresas mais complacentes na área”, explicou o fundador da n.exchange.

“Podes comprar qualquer um dos 1.000 diferentes ativos com um limite de 100.000 euros por dia, direto para a carteira, e tudo isto, basicamente pela menor taxa do mercado: 3,5 a 4% dos seus depósitos”, explicou Oleg, que ainda detém 100% da empresa.

Warren Buffett, uma das pessoas mais ricas do mundo, diz que “o mercado da bolsa foi feito para transferir dinheiros dos impacientes para os pacientes”. Por isso, as pessoas devem informar-se antes de investir em criptomoedas.

Oleg dá quatro chavões fundamentais para quem o decide fazer:

  1. Não invistas o que não conseguires fechar.
  2. Não uses alavancagem. Não uses dinheiro de empréstimos.
  3. Se parece bom de mais para ser verdade, é porque provavelmente é.
  4. Se alguém inventou uma maneira brilhante de ganhar dinheiro, para que é que precisa de ti?

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Por “engenharia de alta qualidade por um preço razoável”, leia-se engenheiros a ganhar pouco mais do que o salário mínimo.

  2. “A n.exchange planeia vir a ter entre 50 e 60 empregados neste novo escritório de 135 metros quadrados”
    Cada funcionário terá 2 metros quadrados, mas isso é fantástico!!
    Nunca servir feijoada ao almoço

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.