/

Quase 800 euros por mês: as contas da prestação da casa em Junho

1

Num empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, o valor mensal do crédito à habitação sobe 290 euros na actualização deste mês.

O pico das Euribor – a três e a seis meses – vai chegar em breve. Em Agosto, previu Mário Centeno, governador do Banco de Portugal. Mas há actualizações relevantes a fazer, sobretudo na Euribor a 12 meses.

Há muitas prestações do crédito à habitação, em Portugal e não só, que são actualizadas uma vez por ano. E, nesses casos, as contas em Junho voltam a não ser simpáticas para o proprietário da casa.

O jornal Correio da Manhã deixa um exemplo de taxa a 12 meses: um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread de 1%, a prestação mensal aumenta neste mês 290 euros. Passa a ser 792,63 euros.

No fundo, é uma subida de mais de 50% porque a prestação anterior a pagar ao banco rondava os 500 euros.

Valores que são a consequência da diferença em relação a Junho do ano passado: subida da taxa mensal de 0,287% em 2022 e, um ano depois, também em Junho, a mesma taxa sobe agora 3,86%, indicou a Deco Proteste.

Fazendo as contas anuais, até à próxima actualização (Junho 2024), esta subida traduz-se num aumento anual de 3.480 euros na prestação da casa.

A diferença em Junho vai de encontro ao que aconteceu, por exemplo em Abril, quando houve prestações a aumentar 307 euros, em Euribor a 12 meses.

Nos empréstimos com taxa Euribor a seis meses, em Junho a subida é de 117 euros para 776,06 euros por mês. Em Euribor a três meses, a prestação da casa aumenta 63,32 euros para 748,66 euros.

No final de Abril, segundo o Banco de Portugal, havia praticamente 100 mil milhões de euros em empréstimos para compra de casa.

ZAP //

1 Comment

  1. Um gajo que não fez nada de jeito no governo que, nunca mandou uma para a caixa e, de repente, estes sites de notícias, fazem o frete e injetam nas pessoas, a opinião de um incompetente, relativamente, ao pico das taxas de juro estar a chegar para breve. Tem o dom da adivinhação.
    De rir se, não fosse para chorar

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.