/

Presidente vai sozinho à celebração do 25 de abril na AR

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai sozinho às celebrações do 25 de abril na Assembleia da República, não se fazendo acompanhar, como é habitual, pela sua comitiva presidencial.

Citando fonte oficial de Belém, o jornal Observador avança que o chefe de Estado não se fará acompanhar pela sua comitiva habitual. Ficarão de fora, por exemplo, o chefe da Casa Civil, o assessor político, o fotógrafo oficial ou o assessor de imprensa.

O mesmo jornal detalha ainda que Marcelo Rebelo de Sousa irá apenas até ao Parlamento com o ajudante de campo que não entrará no hemiciclo.

A cerimónia do 25 de abril no Parlamento em tempos de pandemia de covid-19 tem alimentado, nos últimos duas, uma grande polémica em torno da celebração solene.

Surgiram duas petições ‘online’ em sentido contrário: uma que pede o cancelamento da sessão solene no parlamento, lançada há vários dias, e que recolhia por volta das 11:00 de hoje mais de 106.000 assinaturas, enquanto outra que defende a celebração pela Assembleia da República, colocada ‘online’ no sábado, contava à mesma hora com mais de 24.000 subscritores, encabeçada por históricas figuras de esquerda como Manuel Alegre, do PS, Fernando Rosas, do BE, e Domingos Abrantes, do PCP.

No sábado, o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou que não iria à sessão solene do 25 de Abril no parlamento, por a considerar “um péssimo exemplo para os portugueses”, e o deputado único do Chega, André Ventura, escreveu ao presidente do parlamento, pedindo a Ferro Rodrigues que cancele a sessão, dizendo que esta “está a gerar um enorme sentimento de revolta e indignação no povo português”.

O ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva não vai estar presente na sessão solene comemorativa do 46.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República.

Entre os antigos chefes de Estado, também Jorge Sampaio informou que não estará presente, por estar incluído num dos grupos de risco, enquanto Ramalho Eanes vai ao parlamento no sábado, apesar de discordar do modelo adotado para a cerimónia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.