Presidente da Câmara de Torres Vedras encontrado morto em casa. PJ aponta para suicídio

DR

Carlos Bernardes, Presidente da Câmara de Torres Vedras

O presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, foi esta segunda-feira encontrado morto em casa, confirmou fonte oficial do município à agência Lusa.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso, mas segundo o jornal i, o autarca terá cometido suicídio. O mesmo jornal indica que o político debatia-se há algum tempo com uma depressão e estava a ter acompanhamento médico e a ser medicado.

O corpo de Carlos Bernardes foi encontrado sem vida esta segunda-feira, por volta das 16h00, na sua residência, na localidade de Turcifal, com ferimentos no pescoço provocados por uma arma branca, sendo que um golpe na jugular (uma veia do pescoço) terá sido fatal.

“Todos os cenários estão em aberto, mas, neste momento, não há indícios da participação de terceiros” na morte do autarca, disse a PJ à mesma fonte.

A última pessoa a vê-lo ainda com vida terá sido a sua mulher que, como seria habitual, saiu de casa de manhã para ir trabalhar.

Moradores na zona do Turcifal, onde o autarca vivia com a mulher e um filho, disseram ao Correio da Manhã que é “grande a apreensão” na localidade.

Carlos Bernardes, presidente da câmara desde 2015, já tinha anunciado uma recandidatura à autarquia. Nas eleições deste ano era novamente apoiado pelo PS.

Neste sentido, o partido socialista manifestou “profunda tristeza” pela morte do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

“É com profunda tristeza que o Partido Socialista recebe a notícia da morte prematura do nosso camarada Carlos Bernardes, que assumia a presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras. Todas as mortes são vãs, mas uma morte de uma pessoa tão jovem, entristece-nos a todos por demais”, refere o partido, numa nota de pesar da direção do partido.

O PS recorda que foi também presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Torres Vedras e que era doutorado em Turismo, pela Universidade de Lisboa, e licenciado em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras, pelo Instituto Superior Politécnico do Oeste. “A Direção Nacional do Partido Socialista manifesta as suas mais sentidas condolências à família, em especial à mulher e ao filho”, refere o comunicado.

Também Duarte Pacheco, candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Torres Vedras, já reagiu nas redes sociais à morte do presidente Carlos Bernardes.

“Estou estupefacto. Há notícias que preferia nunca receber!!!”, começa por escrever Duarte Pacheco.

“A minha primeira palavra é de profundo pesar pelo acontecimento e envio sinceras condolências à sua família, ao partido socialista e à autarquia de Torres Vedras. Acredito que na vida política não vale tudo, e que é possível preservar as relações pessoais entre pessoas que representam partidos e projetos diferentes”, remata.

Carlos Bernardes tinha 53 anos.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …