Presidente da Starbucks deixa a empresa e pondera candidatura presidencial

Howard Schultz, o responsável pelo crescimento da Starbucks, vai abandonar o cargo, mas a presidência dos Estados Unidos pode ser o próximo desafio.

No anos 80, Howard Schultz foi o responsável pelo gigantesco crescimento das lojas de café Starbucks para uma cadeia com mais de 28 mil lojas, em 77 países. No entanto, e como tudo tem um fim, o gestor executivo vai abandonar definitivamente a direção da empresa.

Schultz esteve 36 anos à frente da empresa. No ano passado, tinha já deixado o cargo de presidente executivo (CEO), tendo permanecido na empresa como chairman executivo, um cargo com uma maior participação no dia a dia da empresa do que o tradicional chairman, explica o Público.

Agora, o afastamento é definitivo. De acordo com o The New York Times, o empresário está a ponderar ambições políticas, considerando uma potencial candidatura à presidência dos Estados Unidos.

“Uma das coisas que quero fazer no meu próximo capítulo é perceber se existe um papel onde possa dar o meu contributo à comunidade. Ainda não sei bem o que isso significa. Quero pensar num conjunto de possibilidades e isso inclui serviço público. Mas estou muito longe de tomar decisões acerca do meu futuro”, afirmou.

Com 64 anos, o “Steve Jobs do Café” diz estar “profundamente preocupado com a crescente divisão interna e na imagem exterior dos Estados Unidos”.

Em 2016, Howard Schultz apoiou Hillay Clinton nas eleições presidenciais, tendo sido criticado por Donald Trump, que pediu um boicote à cadeia de lojas, depois de o Starbuck ter retirado símbolos natalícios dos copos de café, em 2015, de modo a não ferir suscetibilidades culturais.

Embora não garanta se irá candidatar-se contra Trump em 2020, Schultz não esconde que é um forte crítico do Presidente norte-americano. No ano passado, ao Businness Insider, afirmou que Donald Trump é “um presidente que cria caos todos os dias”.

Schultz não fundou a Starbucks. Contudo, foi ele quem deu a grande viragem à empresa, revolucionando o conceito da marca. A Starbucks foi inaugurada por dois professores e um escritor, no ano 1971, em Seattle. Com a chegada do empresário, a Starbucks apostou na introdução de café e lattes italianos, que Schultz havia trazido de uma viagem a Itália

A marca começou então a expandir-se no mercado, até que Howard Schultz decidiu comprar ações aos donos da empresa.

Recentemente, a Starbucks viu-se inserida num escândalo provocado por um incidente, quando a gerente de um estabelecimento na Filadélfia chamou a polícia quando viu dois indivíduos negros sentados no café sem fazer despesa. A empresa, que sempre assumiu uma posição na defesa de questões relacionadas com a imigração, realizou uma ação de formação contra o racismo, na qual Schultz esteve presente.

O sucessor de Howard Schultz será Myron E. Ullman, antigo chairman da J. C. Penney. Assumirá funções já no final deste mês.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se isto pega moda qualquer dia vamos ter o Nabeiro a candidatar-se a Presidente da República. E se calhar… até nem era mau.

RESPONDER

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos mantêm-se como estão

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …