Presidente do Peru dissolve Congresso e convoca eleições antecipadas

Andrés Valle / EPA / HO

Martin Vizcarra, Presidente do Peru

O Presidente do Peru anunciou, esta segunda-feira, a dissolução do Congresso, dominado pela oposição, e a realização de eleições gerais antecipadas, no âmbito de uma crise institucional.

“Decidi dissolver o Congresso e convocar eleições legislativas. Este é um ato constitucional”, afirmou Martin Vizcarra, no poder desde 2018, num discurso transmitido pela televisão.

O anúncio surge depois de o Congresso desafiar o Executivo e nomear um novo membro do Tribunal Constitucional, sem discutir a moção de confiança apresentada pelo Governo, que tentou travar o processo para impedir a oposição de controlar o poder Judicial.

O Parlamento do Peru é controlado pelo partido Força Popular, cuja presidente e filha do antigo chefe de Estado Alberto Fujimori, Keiko Fujimori, está presa desde outubro de 2018, por alegadas contribuições ilegais da construtora brasileira Odebrecht.

Na intervenção, Vizcarra sublinhou que a dissolução do Congresso “é constitucional” e “procura pôr fim a uma fase de armadilha política que tem impedido o Peru de crescer ao ritmo das suas possibilidades”.

“Espero que se lembrem da magnitude desta luta, que é contra um dos males endémicos que tantos danos causou ao Peru e que não permitiu que o país crescesse como merece e como todos os peruanos merecem“, acrescentou o governante, numa referência à sua política anticorrupção.

O último Presidente a dissolver o Congresso peruano, composto por uma só câmara e com 120 membros eleitos para um mandato de cinco anos, foi Alberto Fujimori, em 1992.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …