Presidente do parlamento venezuelano detido pelos serviços secretos (mas já foi libertado)

O presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, foi detido este domingo pelos serviços secretos e acabou por ser libertado cerca de meia hora depois. O Governo diz ter sido uma operação não autorizada.

A detenção aconteceu dois dias depois de Guaidó ter chamado “usurpador” a Nicolás Maduro e ter dito estar preparado para assumir a presidência do país. A oposição, que detém a maioria na Assembleia Nacional, não reconhece os resultados das eleições presidenciais do ano passado ganhas por Maduro.

A detenção foi revelado por Fabiana Rosales, esposa de Guaidó, através da conta do Twitter.

Horas depois, o dirigente máximo do parlamento voltou a adotar uma postura desafiadora face ao regime. “Se queriam enviar uma mensagem para que nos escondêssemos, aqui está a resposta do povo: aqui estamos“, afirmou Guaidó durante um encontro público organizado pela oposição em La Guaira, no norte do país.

O presidente da Assembleia voltou a dizer que o seu objetivo é liderar um processo de transição para a democracia. “Quero mandar uma mensagem muito clara a Miraflores: o jogo mudou, o povo vai continuar nas ruas”, disse.

Guaidó foi detido quando se dirigia para La Guaira, no domingo de manhã. O carro em que seguia foi intercetado por veículos do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), descreveu um jornalista. Foi libertado ao fim de meia hora e continuou o seu caminho para o encontro. Duas jornalistas que cobriam o caso foram também detidas brevemente sem qualquer explicação.

O ministro das Comunicações, Jorge Rodríguez, disse que a operação foi “irregular” e que os agentes que prenderam Guaidó foram demitidos imediatamente. O Governo descreveu a breve detenção como um “espetáculo mediático”.

Na sexta-feira, Guaidó invocou a Constituição para se dizer disposto a assumir as competências do chefe de Estado para encaminhar a Venezuela para uma “transição democrática”. Porém, o presidente da Assembleia Nacional, onde a Mesa de Unidade Nacional, da oposição, tem a maioria, deixou um novo apelo às Forças Armadas para que apoiem a sua proposta.

Maduro desvalorizou a declaração de Guaidó, que disse ter sido “um show” apenas com o objetivo de desestabilizar o país. No entanto, na sequência da declaração de Guaidó, que pertence ao partido da oposição Vontade Popular, na sexta-feira, a ministra das Prisões, Iris Varela, ameaçou prendê-lo. “Guaidó, já tenho uma cela pronta para ti, com um uniforme”, afirmou no Twitter.

O líder do partido, Leopoldo López, está em prisão domiciliária, depois de ter sido condenado a mais de 13 anos de prisão, num caso que a oposição diz ser motivado politicamente.

O presidente da Organização de Estados Americanos, Luis Almagro, condenou o que qualificou como um “sequestro” de Guaidó e pediu à “comunidade internacional” que trave “os crimes de Maduro e os seus lacaios”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …