Presidente do parlamento venezuelano detido pelos serviços secretos (mas já foi libertado)

O presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, foi detido este domingo pelos serviços secretos e acabou por ser libertado cerca de meia hora depois. O Governo diz ter sido uma operação não autorizada.

A detenção aconteceu dois dias depois de Guaidó ter chamado “usurpador” a Nicolás Maduro e ter dito estar preparado para assumir a presidência do país. A oposição, que detém a maioria na Assembleia Nacional, não reconhece os resultados das eleições presidenciais do ano passado ganhas por Maduro.

A detenção foi revelado por Fabiana Rosales, esposa de Guaidó, através da conta do Twitter.

Horas depois, o dirigente máximo do parlamento voltou a adotar uma postura desafiadora face ao regime. “Se queriam enviar uma mensagem para que nos escondêssemos, aqui está a resposta do povo: aqui estamos“, afirmou Guaidó durante um encontro público organizado pela oposição em La Guaira, no norte do país.

O presidente da Assembleia voltou a dizer que o seu objetivo é liderar um processo de transição para a democracia. “Quero mandar uma mensagem muito clara a Miraflores: o jogo mudou, o povo vai continuar nas ruas”, disse.

Guaidó foi detido quando se dirigia para La Guaira, no domingo de manhã. O carro em que seguia foi intercetado por veículos do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), descreveu um jornalista. Foi libertado ao fim de meia hora e continuou o seu caminho para o encontro. Duas jornalistas que cobriam o caso foram também detidas brevemente sem qualquer explicação.

O ministro das Comunicações, Jorge Rodríguez, disse que a operação foi “irregular” e que os agentes que prenderam Guaidó foram demitidos imediatamente. O Governo descreveu a breve detenção como um “espetáculo mediático”.

Na sexta-feira, Guaidó invocou a Constituição para se dizer disposto a assumir as competências do chefe de Estado para encaminhar a Venezuela para uma “transição democrática”. Porém, o presidente da Assembleia Nacional, onde a Mesa de Unidade Nacional, da oposição, tem a maioria, deixou um novo apelo às Forças Armadas para que apoiem a sua proposta.

Maduro desvalorizou a declaração de Guaidó, que disse ter sido “um show” apenas com o objetivo de desestabilizar o país. No entanto, na sequência da declaração de Guaidó, que pertence ao partido da oposição Vontade Popular, na sexta-feira, a ministra das Prisões, Iris Varela, ameaçou prendê-lo. “Guaidó, já tenho uma cela pronta para ti, com um uniforme”, afirmou no Twitter.

O líder do partido, Leopoldo López, está em prisão domiciliária, depois de ter sido condenado a mais de 13 anos de prisão, num caso que a oposição diz ser motivado politicamente.

O presidente da Organização de Estados Americanos, Luis Almagro, condenou o que qualificou como um “sequestro” de Guaidó e pediu à “comunidade internacional” que trave “os crimes de Maduro e os seus lacaios”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …