Presidente de Myanmar demite-se

Franck Robichon / POOL / EPA

O Presidente de Myanmar, antiga Birmânia, Htin Kyaw

O Presidente de Myanmar, um aliado da líder ‘de facto’, Aung San Suu Kyi, anunciou, esta quarta-feira, a sua demissão com efeitos imediatos, cerca de dois anos depois de ter sido o primeiro civil, em décadas, a assumir o cargo.

“O Presidente Htin Kyaw pediu a 21 de março de 2018 para ser demitido das suas funções”, indicou o próprio num comunicado divulgado na sua página do Facebook, sem explicitar os motivos desta decisão.

O chefe de Estado, um intelectual filho de um poeta birmanês conceituado e amigo de infância e companheiro de dissidência de Aung San Suu Kyi, tornou-se em abril de 2016 o primeiro civil a ocupar a presidência de Myanmar (antiga Birmânia), em décadas.



Kyaw passou dois anos à sombra da líder ‘de facto’, que o colocou nesta posição por não poder ocupá-la por razões constitucionais. Segundo o Expresso, o Presidente foi um dos conselheiros mais próximos da Nobel da Paz e chegou a trabalhar como seu motorista.

Não foi apresentada qualquer razão para explicar a renúncia, mas Htin Kyaw apareceu muito magro nos últimos meses e a especulação sobre a sua saúde multiplicou-se na imprensa. No comunicado, lê-se apenas que Kyaw quer “descansar”.

Um novo Presidente deverá ser nomeado na próxima semana, um desafio adicional para Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz que foi alvo de grandes esperanças com a sua chegada ao poder em 2016, mas cujo país está hoje em turbulência.

Myanmar, de maioria budista, é acusada pelas Nações Unidas de uma limpeza étnica da minoria muçulmana rohingya no oeste do país. Cerca de 700 mil pessoas já fugiram para o Bangladesh para escapar a ataques do exército birmanês.

Segundo a mesma nota, citada pelo semanário, o gabinete presidencial informa que o atual vice-presidente, o general na reforma Myint Swe, vai assumir o cargo interinamente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …