Presidente da Zâmbia entrega a Deus a solução para a crise do país

UNHCR / Flickr

O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu

O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu

O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, apelou este domingo a Deus para “curar” a crise no seu país, pedindo intervenção divina para resolver a forte desvalorização da moeda zambiana, durante uma jornada nacional de oração.

“O nosso Deus já ouviu as nossas preces. Ele já perdoou os nossos pecados e temos a certeza de que vai curar o nosso país que enfrenta graves problemas económicos”, afirmou Edgar Lungu, numa declaração perante cerca de 5.000 pessoas, entre os quais se encontravam ex-presidentes da Zâmbia, como Kenneth Kaunda e Rupiah Banda.

“Vocês sabem que Deus é amor”, disse o Presidente da Zâmbia, numa jornada nacional de oração que ocorreu hoje no país, onde 85% da população é cristã.

“Apelo a cada um de vós que faça o seu melhor e que deixe o resto nas mãos de Deus“, acrescentou o presidente zambiano.

Também Kenneth Kaunda, presidente entre 1964 e 1991, apelou a que Deus guie o atual Presidente. O bispo Peter Ndlobvu afirmou mesmo que Deus pode resolver a crise económica na Zâmbia.

“Àqueles que perguntam se a oração pode voltar a colocar a economia nos trilhos, eu respondo que sim. Porque a Bíblia diz que o ouro e a prata pertencem a Deus”, afirmou Peter Ndlobvu.

A moeda zambiana, a kwacha, perdeu 45% do seu valor face ao dólar desde o início do ano, devido a uma queda acentuada do preço do cobre, o que representa 70% das exportações.

Como consequência direta houve uma escalada do preço dos géneros alimentares.

O país está também a sofrer uma forte seca, que está a dificultar a produção de energia.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …