Presidente da Ucrânia anuncia acordo de paz e prepara eleições antecipadas

snamess / Flickr

-

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, afirmou esta sexta-feira que chegou a um acordo de paz com a oposição para por fim à crise política e violência que assolam o país desde novembro.

Yanukovych divulgou um comunicado após as reuniões que duraram a noite toda e envolveram ministros dos Negócios Estrangeiros da Polónia, França e Alemanha. Na nota, o presidente diz que o acordo será assinado ainda esta sexta-feira. “As partes acordaram uma versão inicial do Acordo de Resolução da Crise. A assinatura do documento deverá acontecer às 12 horas nas instalações presidenciais”, lê-se.

O acordo político que poderá permitir o fim do conflito na Ucrânia implica eleições presidenciais antecipadas, um Governo de coligação e a reforma constitucional, anunciou a televisão do país. “Anuncio o início dos procedimentos com vista a eleições presidenciais antecipadas”, refere o presidente da Ucrânia em comunicado sem adiantar datas.

De acordo com o mesmo documento, o chefe de Estado anuncia igualmente o “processo de regresso” à Constituição de 2004 que reduz os poderes presidenciais face ao governo e ao Parlamento. Yanukovych declarou também a formação de um governo de unidade nacional.

No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, demonstrou cautela, e disse que o acordo ainda não é definitivo. A oposição ucraniana também não confirmou a nota do presidente. O ministro francês afirma que a oposição ucraniana ainda quer consultar parte dos manifestantes, antes de anunciar o acordo.

“À beira de uma guerra civil”

Nas ruas, manifestantes e agentes da polícia ainda estão em situação de impasse, depois de uma quinta-feira de confrontos. A União Europeia prometeu sanções ao país, devido à violência contra os manifestantes, e o governo americano disse que também fará o mesmo.

A violência começou no final de novembro, quando Yanukovych rejeitou um acordo de aproximação com a União Europeia, em troca de relações mais próximas com a Rússia.

A quinta-feira foi o dia mais violento desde o começo dos protestos, há três meses. O ministério da Saúde diz que 77 pessoas morreram desde terça-feira, com 577 feridos. Ativistas dizem que o número de vítimas fatais é muito maior. O ministro francês disse que a Ucrânia “está ou estava à beira de uma guerra civil”.

O Parlamento ucraniano aprovou uma moção de repúdio à violência, com a participação de 239 dos 450 parlamentares – a maioria deles da oposição. A moção pede que o uso de armas por policiais contra manifestantes seja banido.

ZAP / BBC / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …