Presidente da Serra Leoa ordena três dias de quarentena para combater o Ébola

EU Humanitarian Aid and Civil Protection / Flickr

-

O presidente da Serra Leoa, Ernest Koroma, proibiu hoje, numa mensagem à nação, os seis milhões de habitantes do país de saírem de casa entre 27 e 29 de março, para evitar a propagação do vírus Ébola.

“Todos os habitantes da Serra Leoa devem ficar em casa por três dias, entre 27 a 29 de março”, disse o líder da Serra Leoa.

Ernest Koroma estendeu a todo o país uma ordem anterior, anunciada na quinta-feira pelas autoridades, que tinha limitado a área de contenção à região de Freetown e às zonas do norte do país.

“Esta campanha é uma oportunidade para as comunidades participarem diretamente na luta para atingir zero casos [de Ébola] e de pensarem e orarem para a erradicação desta doença do nosso país”, disse Koroma.

O presidente anunciou restrições que impõem que “todos os cidadãos” fiquem em casa das 06:00 às 18:00 locais (mesma hora TMG e em Lisboa) de sexta-feira, 27 de março, até domingo, 29 de março”.

“Nenhuma atividade comercial será autorizada durante este período”, durante o qual os restaurantes e bares serão fechados e as atividades nas praias proibidas, disse Koroma.

Apesar de ser um país de maioria muçulmana, está previsto um abrandamento das restrições entre as 07:00 e as 14:00 de 29 de março, que coincide com a festa cristã do Domingo de Ramos.

A resolução de quinta-feira foi anunciada após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter confirmado na quarta-feira que o número de mortes por Ébola situou-se em 10.200 nos três países mais afetados pelo vírus – Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria – em 24.350 casos registados.

Desde que a epidemia surgiu na África Ocidental, no sul da Guiné-Conacri em dezembro de 2013, a febre hemorrágica causou a morte de 3.700 pessoas na Serra Leoa.

A doença transmite-se por contacto direto com o sangue, secreções ou fluidos corporais de pessoas infetadas e ainda não existe tratamento nem vacina certificada.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …